ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Anvisa aprova vacina de dose única do Butantan contra a dengue

Imunizante poderá ser aplicado pelo SUS a partir de 2026 em pessoas de 2 a 59 anos

Por Ângela Kempfer | 26/11/2025 09:48
Anvisa aprova vacina de dose única do Butantan contra a dengue
Produção da vacina contra a dengue no Instituto Butantan (Foto: Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. A autorização ocorre após o Instituto Butantan assinar, nesta quarta-feira (26), o termo de compromisso que antecede a etapa final de liberação, cuja publicação no Diário Oficial deve ocorrer nos próximos dias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, a Butantan-DV. Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o Ministério da Saúde e o laboratório chinês WuXi Biologics, o imunizante será disponibilizado pelo SUS a partir de 2026 para pessoas entre 2 e 59 anos. A vacina apresenta eficácia de 79,6% contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus. Com capacidade de produção inicial de 60 milhões de doses anuais, a aprovação chega em momento crítico, após o Brasil registrar mais de 5,9 milhões de casos e 6.297 mortes pela doença em 2024.

Em Mato Grosso do Sul este ano já foram registrados 18 mortes e 8.319 casos confirmados da doença, o que deve aumentar bem com a chegada do verão.

A expectativa do governo é iniciar a aplicação do imunizante em 2026 pelo SUS, dentro do Programa Nacional de Imunizações. A vacina será oferecida a pessoas de 2 a 59 anos.

Desenvolvida em parceria entre o Ministério da Saúde, o Butantan e o laboratório chinês WuXi Biologics, a vacina já tinha sua fábrica certificada pela Anvisa. A produção começou no início de 2025, e o instituto prevê capacidade para 60 milhões de doses por ano, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Os estudos clínicos indicam 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves. Por ser tetravalente, a Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos do vírus.

No SUS, a única vacina disponível atualmente é a Qdenga, da farmacêutica Takeda. Ela é aplicada em duas doses e recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue.

A aprovação ocorre após um ano com números recordes. Em 2024, o Brasil registrou mais de 5,9 milhões de casos e 6.297 mortes pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.