ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Associação pede que TCU suspenda leilão de aeroportos de MS

Entidade questiona trecho de edital sobre Congonhas, mas que afetaria todo o bloco com outros 14 terminais

Adriel Mattos | 13/04/2022 08:56
Aeroporto da Capital foi reformado, obra que foi concluída no ano passado. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Aeroporto da Capital foi reformado, obra que foi concluída no ano passado. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral) ingressou com representação no TCU (Tribunal de Contas da União) pedindo a suspensão do leilão de 15 aeroportos, incluindo os terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. O processo corre desde janeiro, mas só na terça-feira (12), o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso.

Na petição, a entidade manifesta contrariedade apenas em trecho que trata do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A Abag alega que o edital de concessão prevê a exclusão da aviação geral do terminal a partir de 2023.

Porém, o governo federal acredita que o setor não ficará sem operar. A aviação comercial deve operar 80% da capacidade, restando 20% para a geral, que inclui atividades como transporte de combustível e táxi aéreo.

“O estudo de viabilidade é uma referência para chegar no valor mínimo de outorga. A movimentação da aviação geral nós consideramos como ‘upside’ [potencial além do originalmente previsto] no projeto, porque eles são de oportunidade. Isso não quer dizer que não vai poder operar a aviação geral”, disse ao Estadão, o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

A associação informou à corte que a situação do projeto de concessão de Congonhas é “grave” devido à falta “de qualquer solução capaz de viabilizar a continuidade das operações da aviação geral em São Paulo”. Assim, pede que o TCU suspenda o leilão de Congonhas, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e outros dez aeroportos.

O leilão está previsto para julho e o governo prevê que sejam investidos R$ 7,3 bilhões nos 15 terminais.

Nos siga no Google Notícias