ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Clientes ajudam a conter tamanduá-mirim em padaria na Capital

Bióloga e enfermeira estavam indo comprar pão quando se depararam com animal no estabelecimento

Por Ana Paula Chuva e Alice Lemos | 06/11/2026 07:04


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um tamanduá-mirim foi encontrado na manhã desta quarta-feira andando pelo pátio de um posto de combustíveis na Avenida Eduardo Zahran, em Campo Grande. O animal foi contido com ajuda de uma bióloga e de clientes, que usaram uma caixa até a chegada da Polícia Militar Ambiental. Segundo o major Gabriel Gomes da Rocha, a presença do animal pode estar ligada a áreas verdes próximas. Se estiver saudável, será solto em reserva rural. Se estiver ferido, irá ao centro de reabilitação.


Um tamanduá-mirim foi encontrado esta manhã andando pelo pátio de posto de combustíveis na Avenida Eduardo Zahran, no Jardim TV Morena, em Campo Grande. O animal foi contido com a ajuda de uma bióloga e de outros clientes que aguardam a chegada da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Ao Campo Grande News, a enfermeira Franciane Magna Batista Martins contou que estava indo comprar pão quando viu outra cliente tentando conter o animal com um casaco. "Eu cheguei perto, eu vi que era um tamanduá e aí eu perguntei se ela precisava de ajuda. Ela falou sim, que tinha pedido uma caixa, que o pessoal estava tentando falar com a Polícia Ambiental e não tinha conseguido", disse.

Franciane disse que a mulher disse que era bióloga e precisava de uma caixa para que o animal ficasse protegido.  "E eu lembrei que eu tinha uma caixa no carro", contou. A explicação é que, além de conter o animal até a chegada da PMA, também poderia mantê-lo "quentinho".

A enfermeira resolveu ficar até a chegada da equipe da PMA. Enquanto aguardava, encontrou amigo que estava na academia Blue Fit, para onde ela também estava indo. Segundo ele, o tamanduá já tinha sido visto por volta das 5h naquele local, rondando. Depois, o tamanduá atravessou a Zahran, passando pelo canteiro central, até chegar ao posto de combustíveis.

Segundo o subcomandante da PMA,  major Gabriel Gomes da Rocha, a presença do animal na região pode estar relacionada à proximidade com áreas verdes. A mais próxima seria a da região do Córrego Bandeiras, próximo da Avenida Três Barras. Uma equipe será encaminhada ao local para a captura do tamanduá.

Clientes ajudam a conter tamanduá-mirim em padaria na Capital
Tamanduá-mirim acuado na porta da padaria (Foto: Direto das Ruas)

“Como Campo Grande possui uma extensa área urbana com bastante vegetação, não é incomum encontrar animais silvestres em diferentes pontos da cidade. Ele é um animal de hábitos noturnos e costuma percorrer distâncias maiores durante a noite”, pontuou o capitão.

O capitão ainda explicou que caso o animal esteja saudável será devolvido à natureza, em uma reserva na zona rural da Capital. Mas se estiver ferido, ele será encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Sobre possível aumento de animais silvestres na região urbana da cidade, Rocha explica que é preciso consultar os dados para confirmar o crescimento, porém, destacou que Campo Grande é o município com maior número de capturas no Mato Grosso do Sul.

Clientes ajudam a conter tamanduá-mirim em padaria na Capital
Caixa onde animal foi contido até a chegada da PMA (Foto: Direto das Ruas)


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.