Bebê de 1 ano morre de covid, sem comorbidades
Desde o ano passado, MS já registrou 10 mortes de pacientes com 18 anos ou menos, segundo dados da Saúde

Bebê do sexo masculino está entre as 55 vítimas da covid-19 relatadas no último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado hoje. Com este caso, são 10 mortes de pacientes com 18 anos ou menos registrados oficialmente até agora, desde o ano passado.
O menino de 1 ano teve o caso notificado no dia 22 de maio, tendo exame positivado para covid-19. O bebê morreu no dia 25 de maio, segundo dados da SES. Pelos dados, não há nenhuma comorbidade relatada.
- Leia Também
- Maio bate o recorde e já é o mês com mais casos de covid em toda a pandemia
- Ocupação de UTI infantil chega a 160% e mostra alta circulação da covid em MS
Até agora, são 10 óbitos de pacientes com 18 anos ou menos. Em outubro de 2020, Campo Grande confirmou a morte de adolescente de 15 anos, além de duas bebês, em fevereiro e abril deste ano.
As outras vítimas foram de uma menina, 8 anos, de Sidrolândia; outra, de 9 anos, de Naviraí; uma criança, de 8 anos, de Ribas do Rio Pardo; e uma criança, de 5 anos, de Dourados. Além da vítima de hoje, Ponta Porã confirmou óbito, em outubro do ano passado, de um garoto, de 5 anos.
Somente este ano, foram 5 mortes de pacientes menores de 18 anos.
A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, para mais detalhes sobre o caso e aguarda retorno.
A gravidade dos casos já surtiu seus efeitos nos hospitais. Nesta semana, o número de crianças em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais públicos ultrapassou os 60%.
Para o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda, o recorde revela mais sobre a pandemia: que a circulação do vírus da covid-19 é intensa e que com as crianças na escola – rede privada – haverá mais delas sendo infectadas devido à sua maior mobilidade.