ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Campanha de Multivacinação começa em outubro para crianças e adolescentes

Entre os dias 1º e 29 do próximo mês, campanha ocorre em todas as cidades de MS para pessoas entre 0 e 15 anos

Lucia Morel | 23/09/2021 14:38
Criança sendo imunizada em campanha do ano passado. (Foto: Lucia Morel/Arquivo)
Criança sendo imunizada em campanha do ano passado. (Foto: Lucia Morel/Arquivo)

Durante todo mês de outubro, a população infantil e adolescente de Mato Grosso do Sul poderá atualizar o calendário vacinal com 18 tipos de imunizantes disponibilizados pela rede pública. Entre os dias 1º e 29 do próximo mês, a campanha ocorre em todas as cidades do Estado para pessoas entre 0 e 15 anos de idade.

O Dia D será em 2 de outubro, um sábado e haverá unidades de saúde abertas em todas as 79 cidades de MS. Segundo a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, o coronavírus alterou a rotina de todos, e em razão da pandemia, muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos.

A cobertura vacinal no Estado tem caído ano a ano e é alvo, inclusive, de inquéritos no Ministério Público. Pelo menos desde o ano de 2016, as metas de cobertura vacinal contra poliomielite não são atingidas em MS. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”, diz Ana Paula.

A importância da imunização é a única forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, pólio, rubéola e síndrome da rubéola congênita. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Confira abaixo:

Crianças 0 a 5 anos: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Nos siga no Google Notícias