ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Campanha de Multivacinação começa em outubro para crianças e adolescentes

Entre os dias 1º e 29 do próximo mês, campanha ocorre em todas as cidades de MS para pessoas entre 0 e 15 anos

Por Lucia Morel | 23/09/2021 14:38
Criança sendo imunizada em campanha do ano passado. (Foto: Lucia Morel/Arquivo)
Criança sendo imunizada em campanha do ano passado. (Foto: Lucia Morel/Arquivo)

Durante todo mês de outubro, a população infantil e adolescente de Mato Grosso do Sul poderá atualizar o calendário vacinal com 18 tipos de imunizantes disponibilizados pela rede pública. Entre os dias 1º e 29 do próximo mês, a campanha ocorre em todas as cidades do Estado para pessoas entre 0 e 15 anos de idade.

O Dia D será em 2 de outubro, um sábado e haverá unidades de saúde abertas em todas as 79 cidades de MS. Segundo a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, o coronavírus alterou a rotina de todos, e em razão da pandemia, muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos.

A cobertura vacinal no Estado tem caído ano a ano e é alvo, inclusive, de inquéritos no Ministério Público. Pelo menos desde o ano de 2016, as metas de cobertura vacinal contra poliomielite não são atingidas em MS. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”, diz Ana Paula.

A importância da imunização é a única forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, pólio, rubéola e síndrome da rubéola congênita. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Confira abaixo:

Crianças 0 a 5 anos: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário