ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com 'Dia D' no sábado, Governo de MS quer vacinar 275 mil pessoas em 7 dias

Secretaria Estadual de Saúde definiu mutirão de vacinação contra a covid-19 nesta semana

Guilherme Correia | 23/09/2021 07:48
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina contra a covid. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina contra a covid. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O governo de Mato Grosso do Sul quer que todos os 79 municípios sul-mato-grossenses façam um mutirão de aplicação de vacinas contra a covid-19 nesta semana. Segundo o executivo estadual, a expectativa é utilizar 275 mil doses em sete dias.

A proposta foi definida em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que reúne representantes municipais e da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Além disso, no próximo sábado, espera-se que as cidades organizem o "Dia D" da vacinação.

Segundo publicação feita pelo Estado, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) apoia a iniciativa, mas a pasta aguarda o posicionamento do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde).

Distribuição de vacinas - Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, as vacinas já foram distribuídas às secretarias municipais. "Essa semana, distribuímos aos municípios, 275 mil doses de vacinas, entre Astrazeneca, Pfizer e Coronavac".

Já havíamos recebido quantitativo na semana passada, temos estoques nos municípios e precisamos fazer esse mutirão tanto para evitar que vacinas fiquem estocadas em geladeiras quanto para oportunizar a todos o direito de tomar a vacina”, salientou Geraldo Resende.

Por fim, o titular da SES elogiou a união entre Estado e municípios, que tem feito a vacinação estadual ser a mais avançada de todo o Brasil. "Com a proposta do mutirão, vamos intensificar a busca ativa para que todos completem o ciclo vacinal ou mesmo tomem a dose de reforço como, por exemplo, os idosos e pessoas com deficiência que estão em instituições de acolhimento”, finaliza.

Diferente do pico da pandemia neste ano, o Estado tem confirmado cerca de 116 casos e quatro mortes pela doença, segundo última atualização da SES. Pouco mais de 54% de toda a população de Mato Grosso do Sul já foi vacinada com duas doses ou dose única.

Nos siga no Google Notícias