ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Campo Grande tem nível "médio" em envolvimento sustentável e ocupa 930ª posição

Dos pontos positivos, água limpa com saneamento e energia acessível têm pontuação "muito alta" de atendimento

Por Kamila Alcântara | 01/11/2024 17:50
Objetivos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (Foto: Valdo Leão)
Objetivos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (Foto: Valdo Leão)

Lançado nesta sexta-feira (1º), a terceira atualização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, o IDSC-BR, mostra que Campo Grande possui nível de desenvolvimento "médio" e está na posição 930 da classificação geral - que avalia os 5.570 municípios do Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A terceira atualização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) revelou que Campo Grande possui um nível de desenvolvimento "médio", ocupando a posição 930 entre os 5.570 municípios do Brasil. Apesar de nenhuma cidade ter alcançado um nível muito alto, 1,6% já apresentam alto desenvolvimento sustentável. Campo Grande se destacou em água potável e energia acessível, mas teve a menor pontuação em indústria e infraestrutura. A pontuação geral do município foi de 53,45, com um máximo de 100. O índice, que mede o progresso em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visa melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

A ferramenta mede avanços e desafios a serem enfrentados pelos municípios brasileiros para erradicar a pobreza e proteger o planeta, a partir de 100 índices nacionais para o acompanhamento da evolução dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Nenhuma cidade brasileira atingiu o nível muito alto, mas 91, ou seja, 1,6% já estão com alto nível de desenvolvimento sustentável.

Dos 17 indicadores, Campo Grande é destaque em dois: água potável com saneamento e energia acessível. Neste ponto, a Capital sul-mato-grossense atingiu pontuação 87 e 99, respectivamente.

Indústria, inovação e infraestrutura foi o setor com menor pontuação, com nota 15. Vida terrestre; parcerias e redução de desigualdades ficaram na casa dos 30 pontos. Somando tudo isso, a pontuação geral do município ficou em 53,45, sendo que a máxima é 100.

Desempenho de Campo Grande no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades
Desempenho de Campo Grande no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Segundo o diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, responsável por desenvolver a ferramenta, Jorge Abrahão, o Brasil é o único país que tem uma ferramenta de acompanhamento dos 17 ODSs em todos os municípios.

“É um retrato do nível de desenvolvimento sustentável das cidades, que traduz um pouco da qualidade de vida nos territórios. E é este o grande objetivo dele [índice]: melhorar a qualidade de vida”, destaca Jorge.

Os índices podem ser consultados por meio de uma plataforma na internet (clique aqui), que permite a consulta por cidade, além de disponibilizar um ranking e um mapa interativo com recortes por ODS.

Nações Unidas - Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte de um plano de ação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com metas que buscam a erradicação da pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a segurança climática em uma Agenda 2030.

*Texto com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias