ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Casos de síndrome respiratória seguem em crescimento no Estado, aponta Fiocruz

Quase todos os estados e capitais do País têm risco alto de crescimento nos casos graves de covid ou gripe

Guilherme Correia | 21/01/2022 11:51
Novas variantes da gripe e covid têm feito crescer relatos de pacientes com sintomas gripais. (Foto: Marcos Maluf)
Novas variantes da gripe e covid têm feito crescer relatos de pacientes com sintomas gripais. (Foto: Marcos Maluf)

Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (21), pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), aponta "sinal forte de crescimento de casos" de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Brasil, tanto a longo prazo (nas últimas seis semanas) quanto a curto prazo (últimas três semanas).

Segundo o documento, disponível neste link, Mato Grosso do Sul apresenta alta probabilidade de ter tido crescimento nas últimas seis semanas (acima de 95% de chance). A única unidade federativa com tendência moderada é Rondônia.

O boletim também indica que Teresina (PI) é a única capital em que a chance de ter havido crescimento é moderada (menos que 75% de chance), enquanto que em 24 cidades - incluindo Campo Grande -, o sinal é forte (probabilidade superior a 95%).

No País, a instituição indica que houve cerca de 19,3 mil casos respiratórios graves na segunda semana epidemiológica deste ano, período de 9 a 15 de janeiro, enquanto a primeira semana registrou 15,8 mil. Desta forma, houve crescimento de 23% nas síndromes respiratórias em território brasileiro.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As capitais sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo são Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Ainda assim, a Fiocruz ressalta que a capital fluminense possui sinal de crescimento na tendência de curto prazo (últimas três semanas) e a capital baiana apresenta diferença significativa entre o quadro apresentado pelos dados da capital em relação ao das macrorregiões de saúde do entorno, ou seja, é necessário "cautela em relação aos dados atuais e revisão dos registros para confirmação do cenário".

Em publicação no site oficial de notícias da fundação vinculada ao Ministério da Saúde, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressalta que no Rio, houve demora para atualização de casos de covid.

"Onde houve distância maior entre o início da epidemia de Influenza e a retomada do crescimento da covid-19, que levou a uma oscilação no número de novos casos no mês de dezembro, observa-se que o crescimento da covid-19 já se sobrepõe à queda nos casos associados à gripe, fazendo com que os novos casos de SRAG mantenham sinal de crescimento."

A Fiocruz realiza as análises estatísticas com base nos dados inseridos no Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe) até 17 de janeiro. "Assim como no caso dos dados estaduais, a imensa maioria das capitais com sinal de crescimento iniciaram esse processo antes da semana 52 de 2021 (26 de dezembro de 2021 1º de janeiro de 2022), de forma que é anterior às festas de final de ano."

Dentre os casos positivos de 2022, maior parte (64,4%) são de covid-19, além de 22,6% de influenza A, 0,2% de influenza B e 3,6% de VSR (vírus sincicial respiratório).

Nos siga no Google Notícias