ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Cidades do interior ainda estão indecisas sobre realização do Carnaval

Campo Grande e Três Lagoas já descartaram carnaval de rua, mas outras cidades ainda estão avaliando

Flávio Veras | 27/11/2021 12:24
Segundo prefeitura, Carnaval em Corumbá deverá ocorrer no ano que vem (Foto: Arquivo/Divulgação)
Segundo prefeitura, Carnaval em Corumbá deverá ocorrer no ano que vem (Foto: Arquivo/Divulgação)

Em  Mato Grosso do Sul, tradicionais cidades turísticas e mais populosas ainda estão avaliando se irão realizar o Carnaval em 2022, embora algumas já tenham na agenda a comemoração do réveillon. Entre os infectologistas, prevalece a análise de que apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, promover aglomerações ainda é arriscado.

Em São Paulo, por exemplo, 70 municípios do interior já decidiram pela não realização da festa de rua popular. A capital paulista ainda resiste e deverá anunciar a decisão mais próxima da possível realização do evento. Em Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que o réveillon e o Carnarval de rua já foram cancelados.

“Estamos retomando, de maneira gradual, a nossa vida normal, mas ainda vivemos a incerteza do afastamento do perigo da Covid-19 e o surgimento de novas variantes, que preocupam técnicos em Saúde do mundo inteiro. Em razão disso, em Campo Grande, optamos por não ter o Carnaval de rua. Seria imprudente e irresponsável contrariar a ciência e colocar em risco a saúde da nossa gente”, justificou Marquinhos Trad.

A questão econômica, abordada por Trad, é a mais delicada para a tomada de decisão pelas autoridades públicas. Muitas cidades de Mato Grosso do Sul dependem do turismo e viram sua arrecadação cair por conta da pandemia.

Três Lagoas já definiu que não terá Carnaval em 2022. Conforme o prefeito do município, Angelo Guerreiro (PSDB) os recursos que seriam investidos na organização do evento, serão realocados para a saúde do município. Em Bonito, a informação da assessoria é que o réveillon será mantido e o Carnaval está na berlinda.

Conforme a nota da prefeitura de Bonito, “o réveillon já está na programação das festividades da cidade para este ano, com queima de fogos e evento na Praça da Liberdade, seguindo rigidamente as normas de biossegurança. Quanto ao Carnaval de rua 2022, a decisão ainda não é definitiva, porém o prefeito estuda não realizar o evento, tanto por questões de saúde pública, como econômica”.

Já Corumbá, cidade que tem o carnaval de rua mais tradicional de Mato Grosso do Sul, também por meio da assessoria da prefeitura, informou que a prefeitura já está trabalhando para realizar o Carnaval de 2022, embora não tenha cravado a realização. A cidade tem o desfile de escolas de samba mais importante do estado, o que atrai milhares de turistas de todo o País e do exterior.

“A realização, ou não, das festividades irá depender dos indicadores avaliados pelas autoridades da Saúde. Já no fim do ano deveremos promover a Louvação a Iemanjá, que tradicionalmente acontece no Porto Geral, entre os dias 30 e 31 de dezembro”, informou o órgão.

Em Ponta Porã, a discussão está paralisada devido a um problema de saúde que o prefeito Hélio Peluffo (PSDB) está enfrentando. No último dia 10 ele sofreu uma ataque isquêmico, que ocorre quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há déficit neurológico decorrente desse entupimento ou hemorragia.

“Neste momento, essa discussão está em andamento com as secretarias responsáveis, o vice-prefeito Eduardo Campos e o Legislativo Municipal. Quando o Peluffo estiver restabelecido, teremos uma posição mais clara. Como ainda há tempo para isso, a decisão será tomada mais para frente”, disse a prefeitura por meio de nota.

Nos siga no Google Notícias