ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mortes por covid seguem em baixa, mas casos têm leve aumento

Atualmente, há cerca de 100 casos e uma morte sendo registradas por dia em Mato Grosso do Sul

Por Guilherme Correia | 26/11/2021 11:30
Fila para vacinação anticovid em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila para vacinação anticovid em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A média de casos de covid-19, a cada 24 horas, teve um aumento nesta semana. De acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), analisados diariamente pelo Campo Grande News, o índice - de aproximadamente 108 infecções por dia - é o maior há pouco mais de um mês.

Em 21 de outubro, havia cerca de 136 casos diários da doença em Mato Grosso do Sul. Ainda que esta variação ocorra com frequência, por conta da notificação epidemiológica, que pode demorar alguns dias, ela foi mencionada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em transmissão nesta manhã.

O titular da pasta ressaltou que a pandemia ainda preocupa, mesmo com o avanço da vacinação. Com pouco mais de 70% da população total, de crianças e adultos, vacinada com duas doses, a média de mortes permanece em um patamar inferior ao verificado em outros momentos. Atualmente, está ajustada em aproximadamente uma vítima ao dia.

Vale lembrar que os imunizantes preveem uma redução mais expressiva nos casos graves, incluindo internação e óbito.

"Está surgindo, no mundo, uma nova variante. Foi detectada na África do Sul. Há indicativos de que ela pode chegar no País. Para tanto, há definições, que deverão ser tomadas nos próximos dias, acerca de viajantes da África do Sul e de países africanos", ressaltou Resende.

Além disso, ele pediu novamente que o Ministério da Saúde passe a imunizar crianças, além dos adultos, contra o coronavírus. "Estamos aguardando que o Ministério defina, abaixo de 12 anos e acima de 5 anos, quando que iniciará o processo de vacinação dessas crianças".

Estamos em períodos onde há grande aglomeração de pessoas no País, ou em relação ao Natal, réveillon, virada do ano, ou também Carnaval, que neste ano há inclusive alguns municípios e estados que têm apontado o retorno desses estados", alertou.

Mais de 378,4 mil sul-mato-grossenses tiveram covid e 367,7 mil se recuperaram. No entanto, 55 estão hospitalizados, quase mil em isolamento domiciliar e 9.677 morreram.

Nos siga no Google Notícias