ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Cirurgias eletivas são retomadas em MS após 5 meses de suspensão

A resolução foi publicada em edição Extra do Diário Oficial do Estado, desta tarde

Adriano Fernandes | 02/09/2020 19:54
Equipe durante cirurgia em hospital da Capital. (Foto: Ses)
Equipe durante cirurgia em hospital da Capital. (Foto: Ses)

A Ses (Secretaria Estadual de Saúde) autorizou nesta quarta-feira (02) a retomada das cirurgias eletivas na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos sem urgência estavam suspensos desde março, devido a pandemia do novo coronavírus. A resolução foi publicada com o aval do secretário Geraldo Resende, título da pasta em edição Extra do Diário Oficial do Estado, desta tarde.

Entre as justificativas para a retomada a secretaria aponta que o retardo do início ou da continuidade do tratamento dos pacientes com doenças não emergenciais, “pode resultar em aumento da dor, acréscimo das complicações, sobrecarga ao sistema de saúde e consequentemente a morbimortalidade”.

As cirurgias eletivas, no entanto, devem seguir uma série de critérios para serem realizadas. A resolução prevê que na região onde serão realizadas as cirurgias exista um número apropriado de leitos hospitalares disponíveis, incluindo leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Também deve estar garantida a existência de equipamentos de proteção individual (EPI), além dos insumos necessários para a execução de cada procedimento, ventiladores mecânicos e equipe treinada para tratar todos os pacientes, relacionados ou não à doença COVID-19.

Ainda conforme a publicação os hospitais devem instituir uma comissão que vai estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, atento a situação local referente à pandemia da covid-19.

A publicação desta tarde também determinou que todos os hospitais públicos e privados do Estado, habilitados para a implantação leitos de UTIs para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave, grupo que inclui a Covid-19) mantenham a Central Estadual de Regulação, diariamente, informada sobre o quadro clínico de cada paciente atendimento.

Nos siga no Google Notícias