ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

CNJ dá 30 dias para TJMS informar sobre pagamentos a magistrados

Sindicato afirma que, enquanto pedido é negado para servidores, juízes e desembargadores estão recebendo

Marta Ferreira | 10/09/2019 19:51
Sede do TJ, que recebeu prazo para explicar gastos ao Conselho Nacional de Justiça. (Foto: Arquivo)
Sede do TJ, que recebeu prazo para explicar gastos ao Conselho Nacional de Justiça. (Foto: Arquivo)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deu, nesta terça-feira (10), prazo de 30 dias para TJMS (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul responder a pedido de informações sobre gastos com licença-prêmio a magistrados. A determinação atende a pedido de providências formalizado pelo Sindijus (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário), que alega falta de transparência do Tribunal em relação a despesas da folha de pagamento.

O Sindicato trava briga com a administração da Justiça Estadual, pois afirma que, enquanto o TJ negou a transformação em pecúnia da licença-prêmio a servidores, há informações de que os juízes e desembargadores estão recebendo, e ainda de forma retroativa. “O pedido de providências perante o CNJ tornou-se necessário para buscar mais transparência em informações públicas, diante da falta de respostas do TJ/MS em relação ao pedido anterior protocolado no dia 08/08/2019”, afirma a entidade sindical.

Valores - No documento, são solicitadas informações sobre empenhos publicados no Diário da Justiça em fevereiro e em abril. O primeiro, no valor de R$ 97 milhões, traz apenas a identificação “magistrados”. O outro, de R$ 47 milhões, traz a chancela “auxílio-alimentação”.

Além de solicitar detalhes de gastos divulgados no Diário de Justiça, foram requeridos dados de folha de pagamento de licença-prêmio de janeiro/2019 a julho/2019, divulgados no portal da transparência. Também são requeridas informações acerca da eventual existência de norma regulamentadora sobre os pagamentos em questão e se positivo, o inteiro teor. O CNJ também quer saber se existe decisão administrativa ou judicial que tenha determinado o pagamento de tais verbas.

No pedido ao CNJ, o Sindicato reclama de falta de transparência do TJ e diz que, em 2018, foi impedido de participar dos debates sobre o orçamento deste ano.

O pedido de providências foi protocolado no dia 28 de agosto e ontem foi dado o prazo para o Tribunal  fornecer as informações, pelo corregedor-geral de Justiça, ministro Humberto Martins. Procurada, a assessoria de imprensa do TJ disse que o órgão vai se manifestar a respeito nesta quarta-feira (11).

Nos siga no Google Notícias