ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com 128 mil pessoas esperando 2ª dose, MS confirma 25 mortes hoje

Mato Grosso do Sul aplicou ao menos uma dose em quase 21% da população; menos da metade já recebeu 2ª vacina

Guilherme Correia | 07/05/2021 11:25
Motoristas dos municípios fizeram fila ontem para levar vacinas que ainda nem haviam chegado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Motoristas dos municípios fizeram fila ontem para levar vacinas que ainda nem haviam chegado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Boletim epidemiológico traz pouco mais de 1,1 mil infectados e 25 mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, que acumula 254,7 mil casos e 5.961 óbitos desde o início da pandemia.

Conforme informado pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em coletiva nesta manhã (7), ao menos 128 mil pessoas que tomaram 1ª dose da vacina Coronavac aguardam aplicação da 2ª dose, que garante total eficácia prevista.

Ele lembrou que neste sábado (8) há previsão de que nova remessa, com 13,3 mil doses, chegue, mas ainda não é o suficiente para todo o grupo. "Houve contra-tempos na fabricação dos IFA [Insumo Farmacêutico Ativo] e o Instituto Butantan não fez as remessas ao Ministério da Saúde. Há essas pessoas que aguardam ansiosamente".

Além disso, ele argumentou que ontem a SES (Secretaria Estadual de Saúde) havia definido que municípios utilizariam recente lote de vacinas da Astrazeneca para aplicação da 1ª dose, seguindo recomendação federal, mas que houve nova determinação do Ministério da Saúde indicando que elas deverão ser reservadas a 2ª aplicação.

Boletim atualizado - Entre as vítimas mais jovens estão um homem, de 25 anos, que morava em Paranaíba. Ele testou positivo em 25 de abril e faleceu nove dias depois. Além dele, uma mulher residente em Três Lagoas, de 24 anos, que tinha síndrome de down, deu entrada em 16 de abril e faleceu no dia 25.

Já a pessoa com mais idade, registrada hoje, era uma idosa, de 85 anos, que morava em Dourados. A paciente deu entrada em 23 de abril e faleceu ontem (6).

Conforme o documento, há mais de mil internados pelo coronavírus em leitos de terapia intensiva ou clínicos - apenas entre os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a taxa estadual de ocupação é de 94%. A macrorregião de Saúde de Campo Grande, que engloba pacientes e hospitais da Capital e de outros 30 municípios, tem índice de 92%.


Nos siga no Google Notícias