ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com 38 mil doses em MS, Anvisa pede suspensão da Astrazeneca para gestantes

Orientação ocorreu após reações da vacina, anunciou o Ministério da Saúde

Gabriel Neris | 11/05/2021 07:29
Gestnte é vacinada contra a covid no ginásio Guanandizão (Foto: Paulo Francis)
Gestnte é vacinada contra a covid no ginásio Guanandizão (Foto: Paulo Francis)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ainda na noite de segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da Astrazeneca em gestantes.

De acordo com a agência, a orientação ocorreu após resultados de monitoramento de reações da vacina em uso no País.

A orientação é que da indicação da bula do imunizante seja seguida pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) e que o uso “off label”, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ocorrer com avaliação individual de um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina.

Atualmente, a bula da vacina da Astrazeneca não recomenda o uso sem orientação médica.

Publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado do dia 6 de maio colocava grávidas a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional, e puérperas a partir da mesma idade, no público-alvo do lote com 38.158 doses da Astrazeneca.

O Campo Grande News procurou nesta manhã o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Ele disse somente ainda está tomando conhecimento da situação e que o tema será discutido logo mais seguindo a orientação “baseada na ciência”. “É uma recomendação importante”, destacou Geraldo, sem confirmar a suspensão do imunizante para gestantes do Estado.

Em Campo Grande a vacinação de gestantes e puérperas, mulheres que tiveram filho em 45 dias, foram imunizadas com a Coronavac e com a Pfizer.

Nos siga no Google Notícias