ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com Astrazeneca atrasada, Pfizer poderá ser usada como 2ª dose

Secretário Geraldo Rezende explicou que a mudança será realizada caso os novos lotes não cheguem até o dia 13

Aletheya Alves | 10/09/2021 17:05
Adolescente sendo vacinada contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
Adolescente sendo vacinada contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

Para reverter o atraso na aplicação da segunda dose da Astrazeneca em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) anunciou que a Pfizer poderá ser usada para colocar o calendário vacinal em dia.

De acordo com o secretário Geraldo Resende, a pasta irá aguardar até a próxima segunda-feira (13), para ver se o repasse será regularizado, caso contrário, vai misturar os fabricantes, sistema chamado de intercambialidade .

Sobre a decisão, Resende explicou que é necessário aguardar novo posicionamento do Ministério de Saúde sobre envio dos lotes de Astrazeneca, que estão atrasados. “Vamos aguardar até o dia 13, mas podemos lançar mão da recomendação do Ministério da Saúde para completar o ciclo usando da intercambialidade de vacina com a Pfizer”, explicou.

Ainda conforme explicado pelo secretário, várias cidades do Estado estão sem estoque da Astrazeneca, gerando a incompletude do calendário vacinal. Campo Grande segue aplicando a 2ª dose da Astrazeneca nesta sexta-feira (10), enquanto Dourados, Três Lagoas, Ladário e São Gabriel do Oeste precisaram interromper a imunização com esta vacina em específico.

Em todo Mato Grosso do Sul, de acordo com o “Vacinômetro” da SES, 48% da população completou o esquema de imunização com todas as vacinas disponíveis.

Nos siga no Google Notícias