ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com caneta preta e lanche, ambulantes chegam primeiro ao Enem

Os portões aqui no Estado serão abertos às 11h, com início das provas ao meio-dia

Fernanda Palheta e Clayton Neves | 03/11/2019 09:14
Primeiros ambulantes chegaram no local de prova às 5h deste domingo (3) (Foto: Marcos Maluf)
Primeiros ambulantes chegaram no local de prova às 5h deste domingo (3) (Foto: Marcos Maluf)

Na Uniderp, um dos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Campo Grande, os ambulantes foram os primeiros a chegar. Com canetas pretas, águas, lanchinhos e refrigerantes, os vendedores que buscam uma renda extra em provas e concursos já estavam em frente a universidade antes das 6h deste domingo (3).

Este foi o caso da vendedora ambulante Rosana de Oliveira, de 53 anos, primeira a chegar no local, ela conta começou a organizar a barraquinha às 5h. Para vender água, salgado, refrigerante, bala e a famosa caneta preta, ela montou uma grande estrutura com tenda e até cadeiras para os candidatos esperarem o horário.

Rosana conta que hoje o “expediente” de trabalho vai ser longo, já que só vai embora quando o último fiscal sair. “Venho desde que o Enem começou. É uma boa oportunidade de fazer um extra”, aponta. Ao longo dos anos como ambulante em provas de vestibular e concurso, ela lembra que já viu de tudo.

“Já vi uma menina ser atropelada, uma menina quebrar o salto enquanto atravessa, pessoal perdido com o horário de verão e o clássico o pessoal chorando porque encontrou o portão fechado”, conta. Mas o caso mais marcante foi o de um candidato que esqueceu a caneta.

O candidato chegou chorando na barraquinha porque esqueceu a caneta e que não tinha um centavo. “Nesse caso eu dei a caneta para ele. Não ia deixar o menino perder a prova por causa de uma caneta”, lembra. “Isso não vai fazer a gente mais rico ou mais pobre”, completa.

Antes das 9h, o pintor João Delgado, de 38 anos, já estava com a barraquinha montada em frente a Uniderp. Há três anos ele encontrou nas provas do Enem e de concurso uma renda extra. Ele conta que além do clássico choro dos candidatos que perdem a prova, ele já vou “muita sacanagem”. “Tem pessoas que falam que o portão ainda está aberto, os candidatos correm e encontram o portão fechado. E ainda tem que dá risada da situação”, lamenta.

Enem - Em Mato Grosso do Sul, mais de 70 mil pessoas se inscreveram para o exame, em 42 cidades. Os portões aqui no Estado serão abertos às 11h, com início das provas ao meio-dia. E atenção! Nada de caneta azul. Para realização da prova é obrigatório uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O candidato também deve apresentar documento oficial de identificação, original e com foto. Também é aconselhável estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição e Declaração de Comparecimento impressa (caso o participante precise do documento).

Nos siga no Google Notícias