ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Concurso interno da PM levará 159 a galpão e tirar máscara, só para beber água

Leitor questionou prova em momento de pandemia, mas concurso interno da PM e para 78 bombeiros foi mantido

Silvia Frias | 08/04/2021 09:47
Titular da SAD, Ana Carolina Nardes reuniu-se com PM no local da prova (Foto/Divulgação: SAD)
Titular da SAD, Ana Carolina Nardes reuniu-se com PM no local da prova (Foto/Divulgação: SAD)

No dia 11 de abril, 159 integrantes da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) foram convocados para realização da fase II do Curso de Habilitação de Oficiais, etapa de prova escrita, presencial. No edital publicado hoje pela SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), consta que retirada da máscara em sala somente será permitida para beber água.

No mesmo dia, mas na Academia de Bombeiro Militar, outros 78 militares da corporação passarão pelo mesmo curso.

Os cursos de habilitação de oficiais do quadro auxiliar de oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros foi alvo de crítica enviada ao canal Direto das Ruas na última terça-feira (6), preocupado com a possível aglomeração em momento que a pandemia da covid-19 alcança os piores índices.

Hoje, no Diário Oficial do Estado, consta a relação completa dos oficiais que passarão pela fase II do curso, a prova escrita.

Pela PM, são 159 subtenentes e sargentos inscritos para o curso. Os portões do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) da PMMS, no bairro Ana Maria do Couto, serão abertos às 7h e fechado às 8h (horário de MS). Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de 30 minutos.

O edital tem, em anexo, a lista com as medidas de biossegurança, como respeito ao distanciamento social e à etiqueta respiratória, em caso de tosses ou espirros. Os militares não poderão compartilhar nenhum material.

Todos deverão estar de máscara, podendo ser caseira ou cirúrgica, desde que cubra boca e vias respiratórias e os fiscais poderão pedir a visualização da parte interna da máscara. As proteções somente serão retiradas, única e exclusivamente, para que o militar beba água. Ele também deve levar sua própria garrafa.

Os militares não poderão ser usados gorros, luvas, óculos de proteção ou protetores faciais (face Shields). Nas salas, segundo edital, haverá álcool em gel

Estará proibida a entrada de diagnosticados com covid ou que tiveram contato com doentes até 7 dias antes da prova. Se algo for identificado, o militar irá responder pela conduta, no âmbito administrativo e criminal.

As mesmas regras valem para o curso na Academia do Corpo de Bombeiros, na região central de Campo Grande. Neste caso, os 78 inscritos serão divididos em 4 salas, com cerca de 18 a 20 por local.

No dia 10, oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros passarão por exame de aptidão mental, mas a lista não foi divulgada.

Risco – No dia 6, leitor do Campo Grande News mostrou-se preocupado com a quantidade de pessoas que deverão comparecer às provas.

Em entrevista naquele dia, a titular da SAD, Ana Carolina Nardes, disse que visitou o local de provas da PM e que há espaço suficiente para manutenção do distanciamento e, por isso, não havia qualquer motivo para suspender as provas.

“O local onde a prova será aplicada não é uma sala. É um galpão onde conseguimos manter o distanciamento até maior que 1,5 metro. Além disso, faremos uma escala para entrada dos candidatos que deverão usar máscara e respeitar as medidas”, declarou Ana Carolina.

Ana Carolina explicou que o concurso interno vem sendo esperado pela categoria desde 2019 e que por conta da pandemia não conseguiram realizar em 2020. Segundo assessoria, a titular da SAD reuniu-se com os comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros para falar sobre os dois locais de prova e o curso foi mantido.

Nos siga no Google Notícias