ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Contra decreto municipal, TJ desobriga uso de máscara na parte interna do órgão

Demais tribunais em MS continuam com a obrigatoriedade e até exigem vacinação completa

Jhefferson Gamarra | 16/03/2022 16:35
Homem caminhando em direção ao Forum, segurando a máscara (Foto: Kísie Ainoã)
Homem caminhando em direção ao Forum, segurando a máscara (Foto: Kísie Ainoã)

Apesar da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, determinada pela prefeitura de Campo Grande, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul elaborou um regimento próprio para desobrigar o uso do item de proteção individual, tanto para servidores quanto para o público externo. A medida também vale para os frequentadores do Fórum de Justiça, localizado na Rua da Paz.

A portaria 2.289/2022, assinada pelo presidente da corte, desembargador Carlos Eduardo Contar, levou em consideração o decreto estadual 15.893/22, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual no território sul-mato-grossense, tanto para estabelecimentos privados acessíveis ao público, órgãos, instituições e entidades públicas.

Porém o mesmo decreto estadual reforça que a publicação não exclui a competência dos municípios para estabelecer medidas mais restritivas quanto ao uso de máscara de proteção individual em seus territórios, que é o caso de Campo Grande, que emitiu decreto desobrigando o uso de máscaras apenas em locais abertos.

Funcionários sem máscaras nas dependências do Forum (Foto: Kísie Ainoã)
Funcionários sem máscaras nas dependências do Forum (Foto: Kísie Ainoã)

A reportagem esteve no Fórum da Justiça Heitor Medeiros, localizado na Rua da Paz, região Central de Campo Grande nesta quarta-feira (16) e verificou pessoas entrando e saindo das dependências do órgão sem utilizar mascaras de proteção individual.

Até o momento, a Justiça estadual foi o único tribunal a desobrigar o uso do item de proteção individual. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) garantiu que o uso de mascaras e demais protocolos de proteção contra a covid-19 estão mantidos tanto para os servidores quanto para o público externo e não há previsão de afrouxamento das medidas.

Além do uso de máscaras, Justiça Federal da 3ª Região manteve a determinação que exige comprovação da vacinação completa contra a Covid-19 ou apresentação de teste negativo para a doença, desde que realizado nas últimas 72 horas, para o ingresso e a permanência nos prédios.

No TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho), desde novembro de 2021, é exigida do público interno e externo a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para ingresso e circulação de pessoas em suas dependências, bem como a utilização de máscaras.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foi procurado pela reportagem para se manifestar se a desobrigação do uso de máscaras será mantida, respeitando o decreto municipal ou se será facultativa para todos, conforme publicação do órgão, mas até a publicação da reportagem não houve retorno.

Nos siga no Google Notícias