ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Contra tráfico de animais silvestres, PF cumpre mandados em MS e mais 4 estados

Ao todo são cumpridos 36 mandados. Araras, jacarés, macacos e outros animais eram comercializados por associação criminosa

Ana Oshiro | 04/12/2020 06:26
Animais apreendidos em maio de 2019, na primeira fase da Operação Urutau (Foto: Divulgação/PF)
Animais apreendidos em maio de 2019, na primeira fase da Operação Urutau (Foto: Divulgação/PF)

No combate ao tráfico de animais silvestres, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Urutau 2 na manhã de hoje (04) em MS e mais quatro estados. Ao todo são 36 mandados, sendo quatorze mandados de prisões preventivas, dezessete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro/apreensão.

Em Mato Grosso do Sul os mandados estão sendo cumpridos na cidade de Ivinhema, a 282 km da Capital, e também Novo Horizonte do Sul, distante 329 de Campo Grande. A Operação Urutau 2 também acontece em Diadema (SP), São Paulo (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba(PR) e Alagoinha (PE).

Com a análise das provas colhidas na Operação Urutau, deflagrada em 23 de maio de 2019, foram identificados outros núcleos criminosos responsáveis pela promoção massiva de venda ilícita de animais silvestres.

A ação policial desarticulou uma associação criminosa que praticava o tráfico ilícito de animais silvestres, retirados da natureza mediante caça e mantidos em cativeiros. Eram comercializados espécies da fauna silvestre protegidos de extinção, tais como: Arara-canindé, Arara-azul, Arara-vermelha, Ararajuba, Jabuti-piranga, Jacaré, Macaco-prego, Sagui de tufos brancos, Saíra-pintor e Tucano-toco.

Em maio de 2019, na primeira fase da Operação Urutau, nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos. Durante as investigações, foram apreendidos centenas de animais retirados da natureza e mantidos em cativeiros.

A operação desta sexta-feira é realizada em ação conjunta com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o IBAMA, executando mandados expedidos pelo Juízo da 5.º Vara Federal da Seção Judiciária de São Paulo.

Na primeira fase da operação foram apreendidos cerca de 350 animais silvestres (Foto: Divulgação/MPF)
Na primeira fase da operação foram apreendidos cerca de 350 animais silvestres (Foto: Divulgação/MPF)

Operação Urutau 2 - O nome da operação é uma alusão aos urutaus, aves exclusivamente noturnas e que utilizam bem a sua plumagem para se camuflar, confundindo-se com o ambiente, de modo a dificultar a sua localização pelos predadores.

No caso da operação policial os investigados praticam crimes ambientais de tráfico de animais silvestres em escala, malferindo a biodiversidade ambiental, ocultando-se na benevolência das penas criminais pífias previstas na Lei Ambiental 9.605/1998 que as qualifica como infrações penais de menor potencial ofensivo.

Nos siga no Google Notícias