ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Contrariando Ministério, MS aplicará 3º dose com intervalo de 4 meses em adultos

Ministro da Saúde liberou hoje a dose de reforço para quem tem mais de 18 anos após 5 meses da segunda dose

Caroline Maldonado | 16/11/2021 12:12
Funcionária da Saúde preparando dose para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Funcionária da Saúde preparando dose para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)

Logo após anúncio do Ministério da Saúde liberando a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos, que tomaram a segunda dose há mais de cinco meses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) informou que os municípios estão liberados para fazer a aplicação. No entanto, diferente do que foi decidido pelo ministério, o intervalo entre uma dose e outra no Estado será de quatro meses.

A chamada “dose de reforço” foi liberada pelo ministério com base em análises e estudos que comprovaram a eficácia, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O ministro informou também que vai ampliar as campanhas publicitárias para convencer a população a procurar a vacina nos postos, pois ainda há muitas pessoas que não foram às unidades para tomar a segunda dose.

Segundo Queiroga, a decisão de liberar hoje a terceira dose para adultos veio depois de conclusões de estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford.

Além de liberar os municípios para vacinarem hoje mesmo a terceira dose em adultos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que a aplicação da dose de reforço é importante para a continuidade do combate contra a pandemia de covid-19.

“A dose de reforço tem como objetivo amplificar a resposta imune de quem já completou o esquema vacinal. É de extrema importância que a população compareça para tomar a sua dose de reforço”, disse.

Nos siga no Google Notícias