ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Coronavírus avança em MS, com 23 casos em apenas um dia, graças a "festinhas"

Ângela Kempfer | 07/05/2020 10:54
Criança com máscara no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Criança com máscara no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Nesta quinta-feira, Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado indica que previsões de crescimento forte do coronavírus podem se confirmar na próxima semana em Mato Grosso do Sul. Em apenas 1 dia, 23 novos casos da doença foram registrados.

Nas primeiras semanas da pandemia, o avanço era em média de 2,7%, subiu para 6,9% em abril e agora atinge 8%.

No total, já são 311 testes positivos no Estado desde o dia 14 de março, quando a doença chegou oficialmente por aqui. Atualmente, 15 pessoas estão internadas, 7 em UTIs. Na Capital são 149 contaminados.

Na relação de testes recentes são 6 casos em Campo Grande,  5 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes, 1 em Sidrolândia, 1 em Coxim, 1 em Nova Andradina, 3 em Três Lagoas e 2 em Jardim. Muitos ocorreram por conta de "festinhas" ou encontros familiares, diz o secretário de Saúde, Geraldo Resende

Ele cita exemplo de infecções no distrito de Nova América, em Caarapó. “Teve reunião com duas pessoas que vieram de São Paulo, com mais de 30 pessoas. Agora todos estão em isolamento. Vamos ter de fazer triagem e realizar exames. Isso contraria o que falamos a muito tempo".

Como as duas pessoas infectadas moram em São Paulo, os casos entram no registros de lá.

O secretário lembra, inclusive das aglomerações com impacto para a economia. "Em Guia Lopes da Laguna, frigorifico terá de dar férias coletivas para 400 funcionários, porque 4 pessoas estão infectadas", diz. No município, os 4 testes positivos recentes são de homens de 32, 35, 40 e 45 anos.

O frigorífico Brasil Global decidiu fechar por 15 dias para conter o novo coronavírus e fala de número maior de infectados, informou na manhã de hoje ao Campo Grande News que são 5 funcionários da empresa foram infectados depois que dois deles, do setor de embarque, tiveram contato com caminhoneiro de Campo Grande.

Em Brasilândia, auxiliar de pedreiro de 30 anos, motorista de caminhão de 31 e uma dona de casa de 27 foram presos na manhã de ontem, depois de um vídeo revelar festa com aglomeração na noite de terça, que continuou durante a madrugada de quarta, com som alto e tambores cheios de cerveja. Hoje já são 7 casos positivos na cidade.

A preocupação é ainda maios nesta semana de comemoração de Dia das Mães. "O permanecer em casa e com máscara, é isso que precisamos", alertou a secretária-adjunta de saúde, Christinne Maymone.

Nos siga no Google Notícias