ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Delegado planejava atentados a bomba para atrapalhar inquérito de homicídio

Fernando Araújo e o investigador da Polícia Civil, Emmanuel Nicolas Contis Leite, também espalharam “fake news”

Anahi Zurutuza e Geisy Garnes | 29/05/2019 11:12
Delegado quando foi preso em casa durante operação (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Delegado quando foi preso em casa durante operação (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

O delegado Fernando Araújo e o investigador Emmanuel Nicolas Contis Leite foram presos preventivamente por atrapalharem as investigações sobre o assassinato do boliviano Alfredo Rangel Weber, 48 anos. Conversas pelo WhatsApp indicam que os dois planejavam ataques a bomba para intimidar a família da vítima e a equipe da Polícia Civil que os investigava, além de espalharem “fake news” sobre a morte.

O Campo Grande News teve acesso à decisão da Justiça de manter delegado e investigador presos por tempo indeterminado. Fernando já estava encarcerado por força de prisão temporária e Emmanuel havia sido colocado em liberdade depois de ser pego no fim de março deste ano, mas voltou para a cadeira nesta segunda-feira (27).

Com autorização judicial, a Polícia Civil interceptou conversas entre Fernando e Emmanuel. Num dos diálogos, o investigador diz ao delegado que tem um contato na Bolívia que estaria disposto a colocar granadas na frente das casas de parentes do boliviano assassinado e de testemunhas do crime. Essa pessoa, identificada pelo agente apenas como Mike, também venderia explosivos para que a dupla fizesse o mesmo no lado brasileiro.

Emmanuel dá ainda ideia para o delegado fazer ameaças às equipes da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio), do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e da Corregedoria da Polícia Civil que trabalham na investigação contra Fernando. 

Operação para prisões foi no dia 29 de março, em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Operação para prisões foi no dia 29 de março, em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

“Vamos metralhar”, disse o policial, se referindo ao hotel onde os investigadores estão hospedados em Corumbá.

Outra estratégia utilizada pela dupla, conforme consta na decisão judicial, foi espalhar “fake news” sobre o assassinato. O delegado enviou a Emmanuel montagens com fotos de várias pessoas e os dizeres “Os assassinos de Ganso”, apelido da vítima, e o agente ficou responsável por “viralizar” os “memes”.

Também nas conversas há indícios de que caminhonete usada por delegado o dia do crime foi reformada antes de ser escondida por Fernando. O delegado conta ao ajudante que rebaixou o veículo, tirou a tinta da roda (deixou prata) e repôs o lacre da placa. “Acha que é muita mudança?”, pergunta o suspeito de assassinato a Emmanuel, que responde “para caramba”.

Segundo a investigação, uma mulher também estava sendo usada para atrapalhar o trabalho da Corregedoria. A mando de Fernando Araújo, ela teria feito contato com investigadores da equipe para induzi-los a erro e perguntar detalhes da apuração.

Marcas de sangue dentro de ambulância que transportava o boliviano (Foto: Clave 300)
Marcas de sangue dentro de ambulância que transportava o boliviano (Foto: Clave 300)

O crime – Segundo as investigações, o delegado esfaqueou e matou a tiros Alfredo Rangel no dia 23 de fevereiro. A desavença entre os dois começou durante as eleições para presidente da associação de agropecuaristas na Bolívia. O sogro de Fernando, Asis Aguilera Petzold (o atual prefeito da cidade de El Carmen), concorria ao cargo.

Durante uma briga, o delegado teria dado três facadas no boliviano, que embora tenha envolvimento com o narcotráfico, é pecuarista conhecido na região. Alfredo foi socorrido e seria transferido para hospital de Corumbá, mas já em território sul-mato-grossense, a ambulância foi fechada por uma caminhonete preta.

O motorista desse veículo desceu, abriu a porta da viatura de resgate e atirou quatro vezes. Três tiros atingiram a cabeça da vítima, um deles o tórax. Sem ter o que fazer, o motorista voltou com o corpo para o país vizinho.

Operação – A prisão de Fernando Araújo, de 34 anos, foi preso em operação no dia 29 de março. Naquele dia, a casa de Emmanuel foi alvo de busca e apreensão.

Nos siga no Google Notícias