ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, só 19 não têm nenhum óbito por covid

Cidades maiores, com pelo menos 10 mil habitantes, estão entre as "sorteadas", mesmo com 100 ou 200 casos entre a população

Lucia Morel | 10/09/2020 10:41
Eldorado, com pouco mais de 12 mil habitantes, tem 141 casos de covid-19 e nenhum óbito registrado. (Foto: Reprodução Facebook Previdência de Eldorado)
Eldorado, com pouco mais de 12 mil habitantes, tem 141 casos de covid-19 e nenhum óbito registrado. (Foto: Reprodução Facebook Previdência de Eldorado)

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 19 não registraram nenhum óbito por covid-19 até a manhã desta quinta-feira, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Todos os demais tiveram ao menos um caso, sendo que Campo Grande detém a liderança, com 420 pessoas que faleceram da doença, com letalidade de 1,7% entre os 23.837 .

Na proporção de mortos por quantidade de confirmações registradas, o município de Alcinópolis, a 313 Km da Capital, aparece com a maior taxa de letalidade de todo Estado, com duas mortes entre as 12 pessoas que contraíram a doença lá. A cidade, no extremo norte de MS, tem 5.417 habitantes.

Já entre os 19 municípios sem óbitos por covid, destacam-se Água Clara, Eldorado, Paranhos e Sete Quedas, todos com população entre 10 mil e 15 mil habitantes e com pouquíssimos casos de covid-19. Água Clara tem 96 casos confirmados, Eldorado 141 e as outras duas cidades têm 22 cada uma.

Em Eldorado, os primeiros casos da doença ocorreram em meados de junho e atualmente, somente quatro pessoas estão em isolamento na cidade, com caso positivo para covid-19 e vírus ativo.

Lá, as medidas de prevenção foram adotadas logo que as primeiras confirmações foram registradas em Mato Grosso do Sul, e houve isolamento de pessoas mesmo sem que houvesse confirmação da doença.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mais cidades – Ao lado dessas três já citadas, aparece mais uma no extremo sul do Estado onde não ocorreram óbitos por covid até o momento: Japorã, com apenas um caso positivo da doença registrado até agora.

À oeste, abaixo do Pantanal, Antônio João e Caracol também não apresentaram óbitos por covid e mantém  53 e 20 pessoas infectadas até o momento.

Outro conjunto de quadro municípios vizinhos também não registraram mortes pelo novo coronavírus: Jateí, Juti, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, localizados mais à sudeste de MS. Jateí, Novo Horizonte e Taquarussu apresentam 29, 21 e 16 casos de covid cada uma.

Mas Juti tem 207, o que mostra de alguma forma, que a população de lá está resistindo bravamente à doença, seis meses após a pandemia ter chegado a Mato Grosso do Sul.

Jaraguari, Bandeirantes e Rochedo, também uma ao lado da outra e coladas ao norte de Campo Grande, têm registro zero de mortes por covid. São 28, 63 e 72 confirmações em cada uma dessas cidades, respectivamente.

Ainda fazem parte das cidades sem óbitos por covid Anaurilândia, na divisa com São Paulo (SP) e que mantém 30 casos da doença; Figueirão e Pedro Gomes, ao norte, com 13; Santa Rita do Pardo, também na divisa com São Paulo com 48 e Selvíria, ao lado de Minas Gerais, com 15.

Nos siga no Google Notícias