ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Dúvida sobre óbito faz secretário invadir velório e fechar caixão

Idoso morto em fase aguda de transmissão da covid-19 teve urna aberta durante funeral em Guia Lopes da Laguna

Jones Mário | 03/07/2020 13:20
Rito fúnebre de pessoas mortas com covid-19 deve obedecer protocolo do ministério da Saúde (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Rito fúnebre de pessoas mortas com covid-19 deve obedecer protocolo do ministério da Saúde (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Na última quarta-feira (1º), o secretário municipal de Saúde de Guia Lopes da Laguna, Marcelo Gonçalves, precisou invadir uma funerária no município para fechar o caixão de homem de 71 anos que era velado no local. O idoso, embora tenha morrido vítima de um aneurisma, havia testado positivo para covid-19 no dia anterior ao falecimento.

Gonçalves conta que, a princípio, a covid-19 não entrou no atestado de óbito do homem como fator que contribuiu para a morte. O exame de biologia molecular, porém, mostrou que ele ainda estava em fase aguda de infecção, quando a transmissão do vírus é maior.

“O médico do HR [Hospital Regional] disse para a família que não era covid-19, que poderiam fazer o enterro normal. O paciente saiu daqui [de Guia Lopes] com caso fechado, positivado para covid-19, então, pensávamos que ia chegar com o caixão lacrado, como manda o protocolo. Mas não. E tive que ir lá, mandar fechar o caixão”, conta Gonçalves.

O vírus não morre imediatamente com o paciente de covid-19. Por isso, a recomendação do ministério da Saúde é de que não ocorram velórios e funerais. Caso sejam realizados, o caixão deve ser mantido fechado durante todo o rito. Os enterros devem ser acompanhados por, no máximo, 10 pessoas, a fim de evitar aglomerações.

Agora, Vigilância Epidemiológica de Guia Lopes trabalha para rastrear quem foi ao velório, submeter a exames e isolar. O município distante 230 quilômetros de Campo Grande foi o primeiro do Estado a registrar surto de covid-19, iniciado em frigorífico local, mas conseguiu controlar o avanço da doença e hoje soma 252 casos confirmados.

O secretário estadual de Saúde (SES), Geraldo Resende, comentou sobre o caso no velório em Guia Lopes da Laguna durante transmissão ao vivo nesta sexta-feira (3). Segundo ele, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) acrescentou ao atestado de óbito do idoso de 71 anos que ele faleceu com covid-19.

Marcelo Gonçalves lembra que as outras duas mortes por novo coronavírus de Guia Lopes não precisaram do protocolo rígido de funeral.

“Foram por causa do covid-19, mas no momento do enterro já não transmitiam mais o vírus. Estavam internados há mais de 30 dias”, conta.

Padrão - O ministério da Saúde orienta que médicos redijam diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus em atestado de óbito mesmo que a doença não faça parte da cadeia inicial da morte.

Não há, porém, nenhuma orientação institucional sobre velórios e funerais de pessoas que faleceram após contaminação pela doença, mas já na fase em que o vírus não é transmitido.

O presidente do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Santana Silveira, detalha a covid-19 tem fase de transmissão e de doença.

"Depois de um mês de infecção ele não está mais com covid-19, mas ela provocou vários efeitos negativos nesse paciente. Se estiver com IgG positivo, quer dizer que já produziu anticorpos, está curado, mas a pessoa vem a falecer por complicações, como pneumonia", explica.

Para o médico, o ideal é que todo óbito provocado por complicações da covid-19 não seja seguido por rituais fúnebres.

Nos siga no Google Notícias