ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em meio a alerta sobre aglomeração de candidatos, MS confirma 7 mortes por covid

Mato Grosso do Sul chega a 81.998 casos confirmados e 1.588 mortes desde o início da pandemia

Guilherme Correia | 30/10/2020 11:42
Uma das várias passeatas no Centro de Campo Grande, na semana passada, marcou período eleitoral no Estado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Uma das várias passeatas no Centro de Campo Grande, na semana passada, marcou período eleitoral no Estado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Boletim epidemiológico da covid-19 traz 555 novos casos e sete novos óbitos pela doença nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado chega a 81.998 casos confirmados e 1.588 desde o início da pandemia. A preocupação das autoridades de Saúde é em relação ao período eleitoral e ao Dia de Finados, que podem incentivar que algumas pessoas se aglomerem nas ruas e cemitérios das cidades.

Em transmissão realizada nesta manhã (30) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) sem a presença do titular da pasta, Geraldo Resende, mas com o comparecimento da secretária adjunta em Saúde, Christine Maymone, e do coordenador do COE (Centro de Operações de Emergência), Kariston da Costa, foi pedido uso de máscara e álcool em gel aos eleitores e funcionários durante atividades políticas que estão sendo realizadas.

Em período eleitoral as pessoas tendem a se encontrar mais (...) quando tiver fazendo 'bandeiraço' na esquina, mantenha distanciamento, porque a pandemia não acabou", frisou.

Além disso, há preocupação com o Dia de Finados, que vai cair na segunda-feira (2), e que deverá mobilizar grande número de pessoas que desejam prestar homenagens aos entes queridos.

Com objetivo de prever riscos decorrentes a isso, o COE estipulou algumas normas que devem ser seguidas pelos cemitérios, funcionários, e pela população em geral.  "No máximo 50% (de lotação) desses estabelecimentos. Também recomendamos que estabeleçam controle desses visitantes na entrada na saída e naqueles setores que possam haver maiores aglomerações".

A dica para a população é ir realizar as homenagens no sábado (31) e domingo (1), em datas com menor fluxo de pessoas. "Em contato com associação dos serviços funerários, acataram prontamente de abrir os cemitérios antecipadamente (...) Se puder antecipar, antecipe. Não deixe só para o dia 2. Pedimos que você vá no sábado, no domingo".

Boletim atualizado - Campo Grande confirmou três mortes pela doença - um deles foi a vítima mais nova do boletim de hoje, de 49 anos. Corumbá registrou óbito do paciente mais velho neste boletim, de 85 anos. Além desses, Jardim (1), Rio Verde de Mato Grosso (1) e Três Lagoas (1). Segundo a SES, todos tinham fatores de risco ou comorbidades como hipertensão ou diabetes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Taxa de contágio teve leve acréscimo e está ajustada em 0.92, um centésimo a mais que o que foi verificado ontem. Isso indica que a redução da "curva" da pandemia está menor do que ontem, mas ainda está em descréscimo, já que está abaixo de um.

642 testes estão parados em análise no Lacen (Laboratório Central) e outros laboratórios parceiros do Governo do Estado. Além disso, 2.960 casos carecem de encerramento por parte dos municípios, o que pode gerar uma disparidade no número de registros com a verdadeira situação da pandemia.

Média móvel abaixo das semanas anteriores de internados. 302,7 pacientes ocupando leitos hospitalares para se tratar do novo coronavírus. Atualmente, são exatos 279 pacientes em todo Mato Grosso do Sul.

Cerca de 93,3% dos casos confirmados, ao todo, já se encontram recuperados da doença.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias