ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em menos de 4 meses, mortes por covid neste ano superam 2020

Foram 2.382 óbitos no ano passado, enquanto 2021 acumula 2.387 vítimas fatais de coronavírus

Guilherme Correia | 09/04/2021 11:26
Seguindo normas de biossegurança, enterro é feito em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Seguindo normas de biossegurança, enterro é feito em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Boletim epidemiológico desta sexta-feira (9) traz 52 mortes e 1,2 mil casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Com isso, o período entre janeiro e abril deste ano já acumula 2.387 óbitos, superando o total verificado em todo ano de 2020 - 2.382 vítimas.

O Estado vive o pior momento da pandemia desde março. Na prática, com tantas pessoas contraindo coronavírus e adoecendo, não apenas há alta em número de mortes, que no geral cresceram 41% neste ano, como também na falta de leitos hospitalares para qualquer agravo de saúde.

Ontem (8), a macrorregião de saúde de Campo Grande registrou 93% das UTI's (Unidades de Terapia Intensiva) públicas ocupadas. Foi a primeira vez, nas últimas semanas, que houveram vagas disponíveis.

Apesar disso, o índice registrado nessa manhã foi de 101% - ou seja, a "boa notícia" durou pouco, e volta a faltar leitos públicos na Capital.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, repreendeu pessoas que fazem festas e aglomerações, e criticou os medicamentos de tratamento precoce, que não têm comprovação científica. "Fico muito triste com isso. Há mais de um ano, temos orientado baseado nas evidências científicas", disse.

"Estou imputando à parcela da população que irresponsavelmente tem seguido orientação contrária a aquelas que nós ditamos. Muitas vezes até motivado por questão ideológica. Por negar a doença, assim como aqueles que negam vacina, que negam ajudar o isolamento social, e aqueles que se negam a usar máscaras".

Mato Grosso do Sul acumula, até hoje, 4.769 óbitos e 227,2 mil casos de covid-19. Atualmente, há 1.251 pacientes internados em leitos clínicos ou de terapia intensiva. Dados consolidados pela SES podem ser conferidos no link.

Nos siga no Google Notícias