ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em MS, 10% das crianças foram vacinadas contra covid

Mais de 30 mil doses foram aplicadas; entre indígenas, 30% já foram imunizadas

Por Adriel Mattos | 29/01/2022 07:55
Versão infantil da Comirnaty, da Pfizer, principal imunizante para este público. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Versão infantil da Comirnaty, da Pfizer, principal imunizante para este público. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul completa neste sábado (29) duas semanas do início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. Até ontem, sexta-feira (28), 30.170 doses foram aplicadas.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 301.026 crianças estão elegíveis para a imunização. Com isso, 10,49% já iniciaram o ciclo vacinal. Os dados são do painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde).

O principal imunizante para este público é a Comirnaty, da Pfizer. A dosagem e até a embalagem é diferente para crianças. Recentemente, o Estado liberou a aplicação da CoronaVac, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou para crianças a partir dos 6 anos na semana passada.

Por orientação da autarquia, a vacinação deste público não pode ser feita em drive-thru. O motivo é que a criança deve ficar em observação por 20 minutos após a aplicação. Pais ou responsáveis devem acompanhar os filhos.

Indígenas – Nesse mesmo período, 4.205 crianças indígenas receberam a primeira dose, correspondendo 31,8% da população alvo, de acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e do Dsei/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Em Mato Grosso do Sul, há cerca de 13.223 crianças indígenas aldeadas, aptas a receberem a vacina pediátrica contra a Covid-19. A população indígena em geral, incluindo as crianças, compõe o grupo prioritário a ser vacinado.

Nos siga no Google Notícias