ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em MS, 15,6 mil trabalhadores procuram vaga há mais de dois anos

Taxa de desocupação no Estado teve queda no segundo trimestre, segundo estudo do IBGE

Tainá Jara e Maressa Mendonça | 15/08/2019 16:13
Na Funtrab (Fundação do Trabalho), filas por emprego são diárias (Foto: Paulo Francis)
Na Funtrab (Fundação do Trabalho), filas por emprego são diárias (Foto: Paulo Francis)

Apesar de registrar queda na taxa de desocupação no segundo trimestre deste ano, 96,72 mil sul-mato-grossense estão há pelo menos um mês procurando emprego em Mato Grosso do Sul, sendo que 15,6 mil já estão nas filas por vagas há mais de dois anos. Os números são do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira.

Conforme o levantamento, nos meses de abril, maio e junho de 2019 a taxa de desocupação foi de 8,3%, o que representa 120 mil pessoas. Em relação ao trimestre anterior, houve queda de 1,2%. É a quarta menor taxa de desocupação do país, atrás de Santa Catarina (6,0%), Rondônia (6,7%) e Rio Grande do Sul (8,2%). Já em relação ao mesmo trimestre de 2018, a taxa se manteve estável, com aumento de 0,7 ponto percentual.

Apesar da melhora nos índices, 96,72 mil pessoas classificadas como desocupadas na pesquisa, procuram emprego há mais de um ano. Do total de 120 mil, a maioria (57,1%) procura emprego entre um mês e um ano; 12,6 mil (10,5%) de um ano a dois meses; e 15,6 mil (13%) há mais de dois anos.

No País, a taxa de desocupação do país no segundo trimestre de 2019 foi de 12,0%, caindo em ambas as comparações: -0,7% frente ao primeiro trimestre deste ano (12,7%) e 4% em relação ao mesmo trimestre de 2018 (12,4%).

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

Idade também é desafio  - O último registro na carteira de trabalho da auxiliar de costura Márcia Mourão, de 40 anos, foi em 2012 e desde então todas as atividades dela foram exercidas como "bicos". Apesar do desânimo, ela conta nunca ter pensado em desistir de procurar emprego. "Onde vejo que estão procurando eu deixo currículo".

No seu caso em particular, a auxiliar acredita que a dificuldade em encontrar uma ocupação esbarra na idade. A mesma situação é citada pelo jornalista Lodovaldo de Souza, de 46 anos. Ele conta ter trabalhado durante muito tempo como autônomo fazendo a edição de um informativo. A atividade, no entanto, exigia dele muitas viagens, mas por questões pessoais ele agora precisa ficar em casa.

A procura de emprego fixo, ele pensa até em aceitar vaga de porteiro, mas até agora não surgiu oportunidade. "Acho que é pela idade. Preferem os mais jovens", lamentou.

Conforme os parâmetros do IBGE, são classificadas como desocupadas as pessoas sem trabalho no período de referência, que tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo no período de 30 dias e que estavam disponíveis para assumí-lo. Consideram-se, também, como desocupadas as pessoas sem trabalho durante o período que não tomaram providência efetiva para conseguir trabalho em 30 dias porque já haviam conseguido o trabalho que iriam começar nos dias seguintes.

A auxiliar de costura Márcia Mourão procura emprego fixo desde 2012 (Foto: Paulo Francis)
A auxiliar de costura Márcia Mourão procura emprego fixo desde 2012 (Foto: Paulo Francis)
O jornalista Lodovaldo de Souza topo oportunidade também de porteiro (Foto: Paulo Francis)
O jornalista Lodovaldo de Souza topo oportunidade também de porteiro (Foto: Paulo Francis)

Ocupação - O nível de ocupação no Estado foi de 62,2% nos meses abril, maio e junho deste ano, um aumento de 2,1% em relação ao trimestre anterior, e manteve estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018 com a diferença de 1,1%.

Desalentados - O contingente de desalentados - aqueles que de tanto procurar emprego e não achar, desistiram de tentar trabalhar - no 2º trimestre de 2019 foi de 36 mil pessoas de 14 anos ou mais, no Estado.

Nos siga no Google Notícias