ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em pior domingo na pandemia, Brasil registra 1.824 mortes por covid-19 em 24h

A marca anterior mais alta, com 1.605 mortes, ocorreu há duas semanas

Paulo Favero | 11/04/2021 19:52
Enterro de vítima da covid-19 em cemitério de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Enterro de vítima da covid-19 em cemitério de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Brasil registrou 1.824 novas mortes pela covid-19 neste domingo, 11. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 3.109, voltando a ficar acima dos 3 mil pelo segundo dia seguido.

Este foi o domingo de maior registro de óbitos desde o início da pandemia de coronavírus. A marca anterior mais alta, com 1.605 mortes, ocorreu há duas semanas. Este dado evidencia uma tendência de alta dos casos fatais de covid-19 no Brasil e gera preocupação em um momento que muitos lugares flexibilizam as regras de isolamento social.

Historicamente o domingo é um dia de números mais baixos de casos e mortes por coronavírus, principalmente por causa de uma lentidão maior nos registros aos finais de semana. Mas em 2021 o domingo passou a ter mais de mil mortes, a partir de 7 de março, quando foram registrados 1.054 óbitos. Desde então os números vêm aumentando.

Com transmissão descontrolada do vírus, o País tem visto o colapso de várias redes hospitalares, com morte de pacientes na fila por leito e falta de remédios para intubação. Governadores e prefeitos têm recorrido a restrições ao comércio e até ao lockdown para frear o vírus. Já o presidente Jair Bolsonaro continua como forte crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas, e afirma temer efeitos negativos na economia.

Neste domingo, o número de novas infecções notificadas foi de 38 859. No total, o Brasil tem 353.293 mortos e 13.482.543 casos da doença, a segunda nação com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 11.880.803 pessoas estão recuperadas.

O Estado de São Paulo registrou neste domingo 510 mortes por covid-19, também sua marca mais alta neste dia da semana, ajudando a puxar os números do Brasil para cima. Outros dois Estados também superaram a barreira de 100 óbitos no dia: Minas Gerais (386) e Rio de Janeiro (125).

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Neste domingo, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 37.017 novos casos e mais 1.803 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 13.482.023 pessoas infectadas e 353.137 óbitos. Os números são diferentes dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos siga no Google Notícias