ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Entidades buscam refiliar aposentados para não perder 6,2 mil associados em MS

Aposentados e pensionistas que não se recadastrarem deixam de ter desconto e não serão mais associados

Caroline Maldonado | 01/09/2021 12:06
Reunião com representanes de 15 associções hoje (1º), no Tênis Clube, na Capital.
Reunião com representanes de 15 associções hoje (1º), no Tênis Clube, na Capital.

A reforma da previdência, de 2019, trouxe um problema para as associações de aposentados e pensionistas em todo o país, porque obriga as entidades a fazerem a refiliação de cada um dos associados até 31 de dezembro de 2022. O prazo era até o fim deste ano, mas as associações conseguiram ampliação.

Em Mato Grosso do Sul, as entidades batem de porta em porta para não perder os 6.200 associados. Quem não buscar as associações para declarar que pretende continuar contribuindo deixará de ter o desconto de 1% na aposentadoria e perderá assim, as vantagens oferecidas pelas associações. O desconto é feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em plena pandemia, é muito difícil conseguir falar com todos os filiados, por isso, a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) ainda tenta derrubar a medida prevista em lei.

Presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalves, durante reunião hoje. (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalves, durante reunião hoje. (Foto: Marcos Maluf)

“Lutamos muito para que não fosse imposta essa regra. Todos os nossos representantes no Congresso estavam cientes de que isso seria um prejuízo para os aposentados, mas não conseguimos. No entanto, continuamos lutando para derrubar”, comentou o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalves, durante reunião para discutir o assunto hoje (1º), no Tênis Clube, na Capital. Ao todo, 15 associações do Estado participaram do encontro.

Vantagens -  Além de oferecer planos de benefícios, as associações são importantes na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, segundo o presidente da Fapems (Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso do Sul), Alcides dos Santos Ribeiro.

Presidente da Fapems, Alcides dos Santos Ribeiro, durante encontro de associações hoje. (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da Fapems, Alcides dos Santos Ribeiro, durante encontro de associações hoje. (Foto: Marcos Maluf)

“Conseguimos vencer diversos processos contra cálculos errôneos do INSS. Em 1994 e 1997, por exemplo, recuperamos quase R$ 1 milhão para aposentados de Mato Grosso do Sul, que receberam o retroativo. Com isso, o INSS parou de fazer essas contas erradas, mas não podemos deixar de fiscalizar, porque senão, isso pode voltar a acontecer. Por isso, as associações são importantes”, argumentou Ribeiro.

Os associados das filiadas à Cobap têm plano de benefícios com vantagens em serviços de assistência funeral familiar, consultas médicas, exames, assistência residencial, desconto de até 65% em rede de farmácias conveniadas, entre outros.

Na Capital, quem tem interesse em renovar a filiação ou se filiar pode procurar a Fapems, que fica na Rua Madri, nº 634, na Vila Alba. Os telefones para mais informações são (67) 3043-1290 e (67) 9 9983-8267. Nos municípios do interior, os aposentados podem procurar as associações locais.

Nos siga no Google Notícias