ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Escola indígena de Aquidauana tem a melhor alfabetização de MS

Além da unidade de Aquidauana, outras 35 instituições de ensino do interior foram reconhecidas pelo desempenho

Por Fernanda Palheta e Ketlen Gomes | 11/09/2025 17:35
Escola indígena de Aquidauana tem a melhor alfabetização de MS
Governador Eduardo Riedel (PP) ao lado dos vencedores do prêmio Escola Destaque MS 2025 (Foto: Osmar Veiga)

A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, de Aquidauana, cidade a 140 quilômetros de Campo Grande, tem a melhor alfabetização de Mato Grosso do Sul. O desempenho foi reconhecido com a entrega do prêmio Escola Destaque MS 2025 do Programa MS Alfabetiza, na tarde desta quinta-feira (11). O critério para a premiação, que prevê um aporte de R$ 80 mil, avalia dados do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS) e do IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de MS).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, conquistou o prêmio Escola Destaque MS 2025 do Programa MS Alfabetiza por apresentar o melhor desempenho em alfabetização do estado. A premiação, que inclui um aporte de R$ 80 mil, avalia dados do SAEMS e do IDAMS. Outras 35 escolas do interior também foram reconhecidas pelo bom desempenho na alfabetização de crianças até os sete anos. O programa, inspirado em uma iniciativa do Ceará, também prevê auxílio às instituições com baixo desempenho, visando fortalecer a educação em um estado que abriga oito etnias indígenas.

Outras 35 escolas do interior foram premiadas pelo bom desempenho apresentado na alfabetização de crianças até os sete anos, que é a idade considerada adequada. Entre os municípios reconhecidos estão Três Lagoas, Taquarussu, Anaurilândia, Corumbá, Aparecida do Taboado, Anastácio, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Paraíso das Águas, Dois Irmãos do Buriti, Selvíria, Jateí, Rio Brilhante, Itaquiraí, Glória de Dourados, Sonora e Angélica.

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, a premiação tem o objetivo de fomentar boas práticas de aprendizagem. "A gente tem um problema que é fazer com que as nossas crianças sejam alfabetizadas da maneira que é direito delas, para que possam aprender na idade correta. É uma forma de o Estado tentar refazer o erro histórico que a gente tem com a nossa sociedade", disse.

Daher reforça a importância de políticas públicas para fortalecer a alfabetização. "Quando ela não é bem feita, acarreta problema de aprendizagem para o resto da vida da criança. Para estarmos letrados, precisamos estar alfabetizados. Quando a gente pega um estudante de ensino médio, que mal sabe ler e escrever, houve uma falha no processo", completou. O secretário ainda apontou os desafios da aprendizagem em um Estado heterogêneo, com oito etnias indígenas.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), apontou a importância de a educação chegar a todos os estudantes. "Eu fico orgulhoso de ver o braço da educação chegar aos lugares mais longínquos, distantes ou isolados. Quando eu vejo, aqui em Aquidauana, a comunidade indígena toda vindo tirar foto, estando junto e a presença da educação de qualidade lá, nos assentamentos ou na área urbana", afirmou.

A diretora da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, Denísia Francisco, disse que pretende voltar ao pódio no próximo ano. "O dinheiro será investido para que novamente nós possamos estar aqui, entre os finalistas, e não queremos perder o ritmo", disse, citando o investimento em uma sala de tecnologia e na implementação de uma biblioteca.

Além das premiações para as escolas com melhores desempenhos, também será dada uma ajuda para as escolas que ficaram como últimas colocadas nos índices. O programa é baseado em uma iniciativa do Ceará e foi copiado para Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.