ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Estado terá que adequar instalações das Uneis

Fica também determinado que os adolescente liberados tenham acompanhamento

Por Kamila Alcântara | 26/02/2024 18:51
Corredor da Unei Dom Bosco em Campo Grande, revitalizada em 2023 (Foto: Natália Olliver)
Corredor da Unei Dom Bosco em Campo Grande, revitalizada em 2023 (Foto: Natália Olliver)

Tramitando desde 2018, uma ação civil pública agora obriga o Estado de Mato Grosso do Sul a melhorar as condições físicas das Uneis (Unidades Educacionais de Internação). O processo foi protocolado pela Defensoria Pública do Estado, que também resultou no pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Segundo a Defensoria, as nove Unidades devem passar por adequações, sendo seis masculinas, duas femininas e uma de semiliberdade. Além disso, o Estado tem o prazo de 180 dias para elaborar um projeto que faça o acompanhamento dos adolescentes que passaram pelas instituições.

Para o defensor público da Infância e Adolescência, Rodrigo Zoccal, os adolescentes estão saindo das Uneis sem qualquer perspectiva de melhora de vida e até sem o mínimo de dignidade.

“Muitos saem sem documentos ou dinheiro para ir embora. Se o adolescente está em tratamento de drogadição, é pior ainda, pois ele sai sem acompanhamento e, na maioria das vezes, volta a usar drogas. Esse acompanhamento tem a duração de um ano, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo, e isso foi concedido”, defende Rodrigo.

Ainda segundo a Defensoria, dentre as adequações pedidas estão os alvarás da vigilância sanitária e do Corpo de Bombeiros, conforme determina a Lei Estadual n. 4.335/13, que institui o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos no âmbito de MS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias