ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em protesto contra cortes para UFMS, manifestantes fecham pista de avenida

Manifestantes bloquearam parte da Avenida Costa e Silva, em frente a UFMS

Fernanda Palheta e Ronie Cruz | 15/05/2019 09:39
A paralisação faz parte de mobilização nacional (Foto: Marina Pacheco)
A paralisação faz parte de mobilização nacional (Foto: Marina Pacheco)

Desde às 8h desta quarta-feira (15), estudantes, professores e servidores da Educação protestam contra o bloqueio de verbas nas universidades e institutos federais do país, anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) no último mês. A paralisação faz parte de mobilização nacional.

Com trio elétrico, bandeiras, cartazes e palavras de ordem contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a reforma da previdência, manifestantes interditam parcialmente faixas da Avenida Costa e Silva, em frente a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Apenas uma faixa liberada, o trânsito no local é lento.

Durante a concentração em frente a universidade, os manifestantes fazem panfletagem para informar a população sobre a situação das universidades. De acordo com a organização do protesto, está previsto uma caminhada até o Terminal Morenão a partir das 10h30.

A paralisação começou com cerca de 400 pessoas, segundo a organização do protesto, e o número de manifestantes deve aumentar com a chegada de mais estudantes, professores e servidores e de caravanas do interior. A PM (Polícia Militar) está no local, mas ainda não divulgou o número de pessoas no protesto.

A acadêmica de fisioterapia, Pâmela Balta, de 21 anos, reforça que nem o frio impediu a participação no protesto. “É preciso lutar pela Educação já que o corte de verbas é sim uma balburdia. Falaram que iam investir na educação básica e no dia seguinte anunciaram corte de verba. Eu tenho extensão e quer lutar pelo direito de continuar desenvolvendo ele. Educação é um direito e não mercadoria”, destaca.

Conforme a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), representada pelo Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), servidores e membros do sindicato de Três Lagoas, Corumbá, Coxim, Aquidauana, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí e Sidrolândia também participarão do protesto.

O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, que o objetivo da paralisação é impedir os cortes. “Em todo o Brasil hoje a sociedade esta na rua, trabalhadores, estudantes, pais de alunos, e o objetivo é um só: que é que o Congresso não permita os cortes e que preste atenção na reforma da previdência que vai acabar com o dinheiro a aposentadoria”, afirma.

Teixeira ainda adiantou que aposto a manifestação, os servidores da educação farão um segundo protesto na SED (Secretaria Estadual de Educação). “Saindo daqui vamos fazer um ato na secretaria de educação pedindo a incorporação imediata do abono e também questionar a respeito da operação Nota Zero, que investiga a reforma de escolas estaduais”, destaca.

Nos siga no Google Notícias