ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Faltando vacinar 130 mil, MS prevê chegar aos 100% em um mês

Estado recebe, nesta quarta-feira (15), mais 17.550 vacinas da Pfizer, último lote para 1ª dose

Nyelder Rodrigues | 15/09/2021 13:15
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Com 67,7% da população adulta já imunizada, ou seja, com o ciclo de vacinação contra a covid completo, Mato Grosso do Sul ainda precisa vacinar 133 mil pessoas acima dos 18 anos para alcançar a marca de 100% de adultos vacinados com ao menos uma dose. Os números são de levantamento feito pelo Campo Grande News.

Ao todo, o Estado conta atualmente com 2.081.761 pessoas acima dos 18 anos, sendo que 1,4 milhões já fecharam o ciclo vacinal, seja com duas doses ou com a dose única da Janssen. Há ainda 536,9 mil adultos (25,7% do grupo) com apenas uma dose aplicada e aguardando o intervalo para se imunizar por completo.

Já os não vacinados entre 18 anos ou mais somam 133.526 habitantes em Mato Grosso do Sul, número que representa 6,41% dos adultos no Estado e que segundo o chefe da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, pode ser zerado em breve.

"Podemos chegar a 100% dos adultos vacinados em até um mês. Vamos esperar até o fim da semana para fazer um levantamento mais elaborado e identificar certinho esses números, iniciando uma campanha para fazer a busca ativa desses não vacinados", explica o secretário à reportagem, prestes a embarcar para Naviraí.

Geraldo também comentou que a previsão da pasta estadual de Saúde, é que se alcance até o fim desta semana, o índice de 70% de imunizados entre pessoas com 18 anos ou mais, a faixa etária de adultos. Contudo, apesar da pretensão, a vacinação depende das prefeituras, responsáveis por armazenar e aplicar as vacinas.

Até o fim do dia, Mato Grosso do Sul deve receber mais 17.550 doses da Pfizer, em repasse feito pelo Ministério da Saúde, que deve ser o último destinado aos estados com fins de atender a aplicação das primeiras doses. Este lote chega ao Brasil também nesta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Dados cruzados - O levantamento feito pela reportagem cruza dados obtidos na plataforma Mais Saúde e disponibilizados até aproximadamente 10h deste quarta, podendo haver leves discrepâncias nos números por causa do prosseguimento da campanha de vacinação contra a covid-19 nos 79 municípios do Estado.

O Mais Saúde aponta que Mato Grosso do Sul já recebeu e redistribuiu para as secretarias municipais de Saúde 3.543.540 doses de vacina, sendo que 3.332.237 já haviam sido aplicadas às 13h, desta quarta-feira.

Sendo assim, há ainda 211.303 doses em estoque, conforme a plataforma - o que corrobora com a cobrança constante de Geraldo, com a frase "lugar de vacina é no braço, não na geladeira". A plataforma ainda mostra que das 1,85 milhão de doses destinadas para iniciar a imunização, todas já foram usadas.

Além disso, 20,9 mil destinadas para a segunda dose foram também empregadas na aplicação da primeira. O Ministério da Saúde já repassou 1,38 milhão de vacinas para Mato Grosso do Sul aplicar em segundas doses.

Nos siga no Google Notícias