ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Feriado exige cuidados e Polícia Civil orienta não expor viagem em rede social

O final de semana ganhou um dia a mais pelo feriado na segunda-feira e quem vai viajar deve se atentar à segurança

Por Paula Maciulevicius Brasil | 31/10/2020 11:44
Vai viajar no feriado? Antes de chegar ao aeroporto ou pegar estrada, certifique-se de ter deixado sua casa em segurança. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Vai viajar no feriado? Antes de chegar ao aeroporto ou pegar estrada, certifique-se de ter deixado sua casa em segurança. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Para quem vai viajar no feriado, os cuidados devem ir além da biossegurança. Fora máscara, álcool em gel e evitar aglomerações durante a viagem, antes de sair de casa é bom se atentar à segurança para não ter nenhum tipo de transtorno de furtos ou roubos.

O alerta que a Polícia Civil faz é principalmente em cima das redes sociais. Quem vai viajar não deve divulgar que estará fora de casa nas redes sociais. E se você mora em condomínio, não deixe chaves na portaria e nem em locais escondidos próximo à porta.

Evite postar fotos em redes sociais anunciado a viagem.
Evite postar fotos em redes sociais anunciado a viagem.

As demais orientações são sobre proteger a porta da cozinha e isolar, se possível, do resto da casa com portas intermediárias, isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelo acesso dos fundos das casas.

Não deixe objetos de valor em casa, mas caso eles fiquem, faça seguro e confie a custódia a cofres de bancos. Se houver cofres em casa, divida o que ficará guardado em mais de um e de preferência fora dos quartos.

Teste os alarmes periodicamente, isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos a reconhecerem se houver alguma tentativa de furto a chamar a Polícia Militar. Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo, para que na sua ausência ele fique de olho e vice e versa.

Veja as demais orientações:

  • Faça o máximo para dificultar a ação de bandidos, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis;
  • Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas;
  • Leve as chaves da casa com você.
Se for dirigir, respeite sinalizações e limite de velocidade. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Se for dirigir, respeite sinalizações e limite de velocidade. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

O Corpo de Bombeiros também deixa o alerta para situações como fechar o registro do gás de cozinha se você for viajar e não deixar equipamentos elétricos ligados ou velas acesas. Leve com você remédios de uso contínuo para evitar problemas se não os encontrar para comprar na cidade onde estiver.

Outro ponto a ser destacado é, além de manter a manutenção do veículo em dia, se for viajar de carro respeite os limites de velocidade e sinalizações, não dirija cansado, com sono ou sob influência de álcool e drogas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário