ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Fronteira do Brasil com a Bolívia está fechada a partir desta 6ª

Medida foi tomada pelo governo boliviano como forma de evitar propagação da variante brasileira da covid-19

Guilherme Correia | 02/04/2021 08:15
Polícia Boliviana realiza fiscalização para impedir trafego na fronteira entre os dois países (Foto: Diário Corumbaense)
Polícia Boliviana realiza fiscalização para impedir trafego na fronteira entre os dois países (Foto: Diário Corumbaense)

A fronteira do Brasil com a Bolívia está fechada a partir desta sexta-feira (2) e assim permanecerá por 7 dias. A decisão foi tomada pelo país vizinho como forma de reduzir casos de covid-19, sobretudo da variante P1, de origem brasileira.

A medida restritiva foi decretada pelo presidente, Luís Arce, depois que os estados bolivianos começaram a realizar ações individuais para conter a pandemia. O distrito de Santa Cruz, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, queria inicialmente período de 15 dias para o bloqueio.

Pelo Twitter, o líder do país vizinho informou que haverá regras de isolamento nos municípios fronteiriços onde for detectada circulação das novas cepas. “Será coordenado com as entidades territoriais autônomas o isolamento, estabelecendo-se controles para mitigação do vírus pelo tempo que seja necessário”.

Regras - Conforme o ministério da Saúde boliviano, maiores de cinco anos deverão apresentar exame RT-PCR negativo para coronavírus com validade de no máximo 72 horas. Além disso, estrangeiros precisam de documentação do local de estadia, de forma a serem monitorados pela pasta.

Também são necessários seguro de saúde com cobertura para a covid-19, realização de quarentena de no mínimo 10 dias, com outro teste RT-PCR obrigatório na sequência.

No entanto, haverá uma flexibilidade no trânsito fronteiriço de três horas diárias para "realização de atividades comerciais". Os municípios definirão horários e controles específicos das medidas de biossegurança durante essa autorização do tráfego.

No Estado, moradores de Corumbá e Ladário poderão visitar Puerto Suarez e Puerto Quijarro seguindo essas normas. Polícia Federal e Força Nacional da Bolívia são responsáveis pelo controle de entrada e saída dessas pessoas.

O governo boliviano ainda ressalta que municípios fronteiriços terão vacinação priorizada nesta semana, como forma de reduzir casos da doença.

A Bolívia, com pouco mais de 11,7 milhões de habitantes, registrou 273,3 mil casos e 12,2 mil mortes. Já o Brasil, com mais de 220 milhões de pessoas, confirmou 325,5 mil mortes e 12,8 milhões de casos.

Nos siga no Google Notícias