ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo de MS prepara "Dia D" de reforço para vacinação com a Janssen

Titular da Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que evento poderá contar com presença de ministro da Saúde

Por Guilherme Correia | 01/12/2021 11:04
Frasco de vacina contra a covid-19, da Janssen. (Foto: Paulo Francis)
Frasco de vacina contra a covid-19, da Janssen. (Foto: Paulo Francis)

Em coletiva hoje (1º), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que Mato Grosso do Sul aguarda uma definição, do governo federal, de quando serão entregues as vacinas da Janssen, que devem ser aplicadas para reforçar a imunidade de mais que 237 mil sul-mato-grossenses. Além disso, ele prometeu ação para usar esses fármacos.

“Temos cobrado do Ministério da Saúde, da secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid, doutora Rosana Leite, para que tenhamos, a partir do dia 5 de dezembro, daqui a quatro dias, a definição de quando chegará a Mato Grosso do Sul, as 237.261 doses da vacina da Janssen, que foram aplicadas nesse quantitativo de pessoas, aqui no Estado”.

Ele lembrou que o Estado recebeu maior número proporcional desta patente vacinal, por conta de estudo imunológico conduzido nos 13 municípios de fronteira com Paraguai e Bolívia, pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Resende mencionou que será feito um “Dia D”, em 11 de dezembro, para promover a utilização desses imunizantes em larga escala, no município de Ponta Porã. “E já temos, inclusive, a construção de um Dia D da vacinação da Janssen em Mato Grosso do Sul, com a presença do ministro da Saúde, [Marcelo Queiroga] ou da doutora Rosana.”

“Estamos apontando para o município de Ponta Porã, caso as vacinas cheguem e a gente inicie simultaneamente, nos 79 municípios do Estado, no dia 11 de dezembro, lá em Ponta Porã, para que a gente aplique essas 237.261 doses de reforço para as vacinas da Janssen.”

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) explicou que tais vacinas, antes aplicadas em dose única, agora exigem uma segunda dose, após dois meses da aplicação. Posteriormente, deverá haver outra vacinação adicional. “Para que a gente possibilite a melhoria da capacidade de resposta para as pessoas que tomaram a vacina da Janssen.”

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário