ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo reforça que máscara continua obrigatória em locais fechados

Medida vale para todo o MS; em locais sem aglomeração e abertos, o uso continua opcional

Anahi Zurutuza | 03/11/2021 15:08
Lojas devem exigir que clientes usem máscaras (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Lojas devem exigir que clientes usem máscaras (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Depois que declaração do presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, deixou dúvidas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em Mato Grosso do Sul, durante live na manhã de hoje (3), o Governo do Estado emitiu comunicado informando que o decreto nº 15.456, de 18 de junho de 2020, continua em vigor.

Permanece obrigatório, portanto, o uso de máscaras em ambientes fechados, como shoppings, supermercados, comércios. O decreto também exige que usuários do transporte coletivo estejam com o equipamento de proteção contra o coronavírus.

No Estado, nunca houve exigência para que a população usasse máscaras nas ruas.

Durante coletiva de imprensa, transmitida ao vivo na página oficial do Governo do Estado, Riedel falou em “recomendação” do uso do dispositivo de segurança, o que confundiu muita gente e também veículos de comunicação.

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, com base nas declarações do secretário, o uso de máscaras “em órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público e meios de transporte coletivo” permanece obrigatório.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos poderão impedir a entrada de pessoas sem a proteção facial ou oferecer máscaras, condicionando o uso do equipamento à permanência no local. O mesmo vale para as empresas que operam o transporte coletivo nas cidades ou linhas intermunicipais e interestaduais.

Na nota, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância da proteção. “Precisamos continuar tomando os cuidados necessários na prevenção à covid-19. Não é o momento de retirar o uso das máscaras”.

*O Campo Grande News corrigiu a matéria divulgada anteriormente.

Nos siga no Google Notícias