ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Infecção pela covid permanece alta mas internações caem pela metade em MS

Secretaria Estadual de Saúde indica média móvel de 308,7 infectados e 6,6 mortes diárias em Mato Grosso do Sul

Guilherme Correia | 06/11/2020 11:26
Paciente em leito hospitalar na Santa Casa; internações, no início de outubro, eram cerca de duas vezes mais frequentes que hoje (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Paciente em leito hospitalar na Santa Casa; internações, no início de outubro, eram cerca de duas vezes mais frequentes que hoje (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Boletim epidemiológico estadual divulgado na manhã desta sexta-feira (6) traz cinco novas mortes e 543 infectados pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, registrados nas últimas 24 horas. O Estado acumula 1.634 óbitos e 84.159 casos acumulados de covid-19 desde o início da pandemia.

Boa notícia, que tem sido relatada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) há alguns dias, é redução da quantidade de pessoas internadas em decorrência da doença - atualmente, são 228 casos em internação, mas a média da última semana é de 250,14 por dia.

A gente vem diminuindo número de pessoas internadas, diminuindo os casos graves da doença - mas não diminuindo os casos da doença. Sabemos, pela ciência, que 80% dos casos são considerados leves, sem necessidade de internação. De qualquer forma, a partir de qualquer sinal e sintoma, você deve ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa", frisou disse a secretária adjunta em Saúde, Christine Maymone.

No Estado, 119 pacientes ocupam leitos clínicos e 112 ocupam leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). No total, maior parte das hospitalizações se dão em unidades públicas de saúde - são 156.

Boletim atualizado - Campo Grande é responsável pelo acréscimo de 172 pessoas com covid-19, além de ter acrescentado um óbito pela doença, chegando a 697 mortes. Miranda, Naviraí, Porto Murtinho e Três Lagoas têm uma morte a mais.

"Todos [os óbitos] foram com fatores de risco ou comorbidades. As ideias variaram entre 32 e 94 anos. Um ocorreu em 3 de novembro, três foram no dia 4 e um no dia 5 [ontem]", explicou Maymone. Apesar de terem acontecido em datas pregressas, todos foram contabilizados ontem.

Taxa de letalidade continua a mesma há semanas, ajustada em 1,9% - o que indica que cerca de uma em cada 50 pessoas com covid-19 morreram no Estado.

De acordo com a SES, existem mais de 2,4 mil pacientes com, ao menos, suspeita de estar com a doença, mas que não receberam encerramento por parte das secretarias municipais de Saúde. "Um apelo às secretárias e secretários municipais de saúde para o encerramento dos casos", pediu o titular da pasta, Geraldo Resende. "Estamos entregando todos os resultados dos testes em até 72 - a maioria deles até entregue em ate 24h", pontuou.

O secretário ainda mencionou contratação, vinda do Ministério da Saúde, de equipamentos para rastreamento dos casos por parte das equipes de Saúde dos municípios.

Por fim, com 78.740 pacientes já recuperados da doença, a adjunta finalizou transmissão de hoje desejando "bom final de semana em isolamento social, usando máscaras e fazendo com que as regras de higiene sejam cumpridas".

Nos siga no Google Notícias