ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Instituto coloca 70 cidades em alerta para baixa umidade do ar até domingo

Situação considerada de risco para saúde humana, segundo a Organização Mundial da Saúde

Ana Paula Chuva | 08/08/2020 13:47
Campo Grande vista de cima neste sábado. (Foto: Gabriel Marchese)
Campo Grande vista de cima neste sábado. (Foto: Gabriel Marchese)

Com os índices de umidade do ar entre 12% e 20% o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou em alerta 70 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso começou a valer às 10h deste sábado e termina às 17h do domingo.

Durante a semana sete cidades ficaram entre as mais secas do país. No ranking, Água Clara, aparece na sexta posição com índice de 13%, na sequência estão Campo Grande com 15%, Miranda e Ribas do Rio Pardo com 16%, Amambaí, Cassilândia e Corumbá com 17%. O menor índice, de 7%, foi registrado na cidade de Novo Repartimento, no Pará.

Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar são: complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, aumento de incêndios em vegetação. Para enfrentar o tempo seco, os cuidados incluem aumento na ingestão de água e umidificação de ambientes com aparelhos ou toalhas molhadas. Exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre 10h e 16 horas.

Com índices de umidade tão baixos a situação é considerada de alerta, podendo chega a estado de  emergência caso os índices fiquem abaixo dos 12%.

Cidades em alerta - Alcinópolis, Amambaí, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Paraíso da Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Terenos, Três Lagoas, Vicentina e Água Clara.

Nos siga no Google Notícias