ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Justiça de MS extingue ação contra Beira-Mar sobre sequestro do filho de Lula

Para o traficante colombiano Juan Carlos Abadia, atualmente nos EUA, a ação não foi extinta, apenas suspensa

Silvia Frias | 26/01/2023 11:05
Investigação apontava que Beira-Mar (esq) e Juan Carlos Abadia (dir) haviam se unido no plano. (Foto/Reprodução)
Investigação apontava que Beira-Mar (esq) e Juan Carlos Abadia (dir) haviam se unido no plano. (Foto/Reprodução)

Quase 15 anos depois da deflagração da Operação X, a Justiça Federal extinguiu a ação contra Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e mais seis acusados por associação criminosa. Entre os planos do grupo que a investigação teria apurado, em 2008, estava a existência de plano de sequestrar o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então no seu segundo mandato.

O processo tramitou em Mato Grosso do Sul pois os líderes e financiadores estavam detidos no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande: além de Beira-Mar, o plano de sequestro teria a participação monetária do traficante colombiano Juan Carlos Abadia e de José Reinaldo Girotti, este, preso pelo assalto ao Banco Central. A PF havia apurado que o “pool” de criminosos iria auxiliar na empreitada, que envolvida extorsão e sequestro com US$ 500 mil.

No despacho da 5ª Vara da Justiça Federal de Campo, também consta a extinção da punibilidade para José Reinaldo Girotti, o advogado Vladimir Búlgaro, João Paulo Barbosa, Leandro Oliveira e Leonice Oliveira e Ivana Pereira de Sá, esta, a ex-mulher de Fernandinho Beira-Mar.

A decisão determina a restituição dos bens apreendidos, sendo dois celulares e um disco rígido, além da restituição das fianças pagas pelos indiciados, depois que a operação foi deflagrada.

Para Juan Carlos Abadia, a Justiça determinou a suspensão do processo, sob justificativa da dificuldade de citação do réu, preso desde 2008 nos Estados Unidos. Pelo despacho, o prazo da suspensão é regulado pela pena prevista para o crime de associação criminosa, que pode variar conforme a pena estabelecida. Neste caso, seria de 12 anos.

Abadia foi extraditado para os Estados Unidos em 20 de agosto de 2008, 15 dias depois de deflagrada a Operação X. Antes, havia sido preso em 2007, em São Paulo, considerado um dos líderes do cartel Vale do Norte e acusado de centenas de assassinatos. Atualmente, o paradeiro é incerto. Em 2011, entrou no Programa de Proteção às Testemunhas e sumiu.

Quando a Operação X foi deflagrada, reportagem da Folha de S. Paulo trouxe que foi justamente Abadia quem implodiu o plano, porque queria que sua mulher fosse transferida de presídio, em São Paulo. O alvo era Luís Cláudio Lula da Silva, que já estava sendo monitorado. Até cativeiro escolhido havia sido definido, em Mairiporã (SP).

Abadia foi extraditado em 2008. (Foto/Arquivo)
Abadia foi extraditado em 2008. (Foto/Arquivo)

O advogado Felipe Ballarin Ferraioli, que representava Vladimir Búlgaro, diz que o processo nunca se desenvolveu. “Apresentamos defesa preliminar, mas, depois, não teve nenhuma audiência, não citaram o Abadia, nada aconteceu”, lembra.

No dia 5 de agosto de 2008, Vladimir Búlgaro chegou a ser preso quando a Operação X foi deflagrada, permanecendo dez dias até ser liberado. Morreu em 2021, vítima de covid.

Luiz Fernando Beira-Mar, depois de idas e vindas de presídios federais, voltou a ocupar uma cela do estabelecimento federal em Campo Grande. José Reinaldo Girotti foi transferido em 2009 para penitenciária paulista. A reportagem não localizou o paradeiro atualizado dos outros investigados.

Nos siga no Google Notícias