Lacen já realizou 480 testes desde o início da pandemia
Saúde espera pela entrega de mais 5 mil itens para testagem na semana que vem

O Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) já realizou 480 testa para investigar casos suspeitos do novo coronavírus, desde o final de fevereiro. Até o momento, foram confirmador 25 casos da covid-19 no estado, sendo 23 em Campo Grande, e outros 53 ainda aguardam resultado. A secretária prevê a entrega de mais 5 mil testes na semana que vem.
Em transmissão ao vivo, realizada na tarde desta quinta-feira, pelas redes sociais do governo do Estado, a secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, explicou que as mostras coletadas não testam apenas casos de coronavírus, mas de outras 9 diferentes Srags (síndromes respiratórias agudas graves)
São investigados casos de influeza 1 e 2, influenza A, H1N1, H3N2, influenza B, Rinovírus, Adenovírus e Metapneumovirus. “Ou seja, nós estamos fortalecendo a nossa vigilância em relação a todos os quadros de gripes e resfriados, portanto de síndromes respiratórias agudas graves”, afirmou.
A expectativa do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é serem entregues na próxima semana 5 mil testes para atender a demanda da pandemia. A remessa seria a primeira de uma compra de 10 mil insumos desta finalidade feita pelo SES.
Também está prevista a compra de 20 mil testes rápidos para atender os profissionais de saúde e outros servidores que trabalham em ações diretas de combate a pandemia.