ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Marcas de tiro sinalizam que traficantes tentaram destruir avião interceptado

A aeronave não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira de Mato Grosso do Sul

Viviane Oliveira | 04/07/2022 12:18



O avião que saiu de Mato Grosso do Sul e foi interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) com 663 quilos de cocaína tinha marcas de tiros de pistola 9 mm. A aeronave foi apreendida pela Polícia Federal de Jales (SP), na tarde de ontem (3) e vai passar por perícia nesta segunda-feira (4). Assista, acima, ao vídeo.

A suspeita é de que os disparos foram feitos pelos próprios criminosos para tentar causar um incêndio na aeronave e destruir a droga. Em entrevista ao site G1 São José do Rio Preto, Alexandre Manoel Gonçalves, delegado da Polícia Federal de Jales (SP), disse que no local do pouso, foram localizadas cápsulas de 9 milímetros deflagradas.

“Os policiais desconfiam que, no momento da abordagem, para ocultar as provas, os traficantes atiraram contra a própria asa da aeronave, com o intuito de causar o incêndio e destruir todos os produtos ilícitos", disse Alexandre.

Registro - Segundo o site de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave PR-WCP foi fabricada em 1973, é de pouso convencional, tem 2 motores com peso máximo de decolagem de 2.449 quilos e cabe até cinco passageiros.

A categoria é para serviço aéreo privado e com operação negada para táxi aéreo. A data de compra e transferência é de 5 de abril e o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) está vencido.

Interceptação - Aeronave de pequeno porte, que foi interceptada por dois caças da FAB (Força Aérea Brasileira), na divisão de Mato Grosso do Sul com São Paulo, na região de Três Lagoas e Selvíria, transportava 663 quilos de cocaína. Segundo a polícia, a carga está avaliada em mais de R$ 30 milhões.

Marcas de tiros foram identificados na aeronave interceptada pela FAB. (Foto: Reprodução/TV TEM)
Marcas de tiros foram identificados na aeronave interceptada pela FAB. (Foto: Reprodução/TV TEM)

Após identificar que a aeronave não tinha plano de voo, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Porém, o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Como não houve retorno, foi disparado outra vez.

A aeronave, então, fez pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda. A partir de então, a Polícia Federal assumiu as medidas de controle de solo. Os dois traficantes e fugiram antes da chegada dos policiais.

Nos siga no Google Notícias