ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Mesmo com redução de casos, covid tem média de 18 vítimas por dia

Com redução de 32% dos casos, não somente índices permanecem em alto patamar, como há preocupação em relação a nova cepa do vírus

Guilherme Correia | 27/01/2021 12:00
Principal grupo de risco, homem idoso em asilo na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Principal grupo de risco, homem idoso em asilo na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Mesmo com redução de 32% de casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, em relação a 14 dias atrás, a doença ainda está em alto patamar no Estado, matando 18 pessoas diariamente, e preocupa autoridades de saúde devido a possível transmissão da nova "cepa" do coronavírus.

Durante transmissão nesta manhã, o governo estadual anunciou 582 novos infectados e nove mortos pela covid-19, registrados em boletim epidemiológico desta quarta-feira (27). Com isso, o Estado chega a 158.340 casos e 2.848 óbitos confirmados desde o início da pandemia.

Em 13 de janeiro, confirmava-se 998,7 casos e 21,4 mortes por dia. Com dados atualizados, hoje o índice é de 754,7 infectados e 18 óbitos. A maior média na primeira onda da doença era de 18,14 vítimas, apenas levemente superior a taxa atual.

Segundo a secretária-adjunta em Saúde, Crhstinne Maymone, essa nova mutação do vírus - que foi confirmada em Manaus (AM), atual epicentro da covid, há algumas semanas, e também confirmou casos recentemente em São Paulo (SP) - possui maior "transmissibilidade". Ou seja, é mais fácil de se espalhar pela população.

Todo o Brasil está em alerta, porque há pesquisadores que sustentam evidências científicas que essa nova mutação já esteja em todas as unidades da federação [...] com essa nova cepa temos que continuar preocupados e vigilantes em relação a transmissibilidade do vírus", disse Maymone.

Ao analisarmos a "curva" da pandemia em Mato Grosso do Sul, é possível verificar que o segundo crescimento da doença, nos meses de dezembro e janeiro, tem sentido uma redução no fim deste mês. Apesar disso, as confirmações permanecem em nível tão alto quando o primeiro crescimento, em julho e agosto.

Boletim atualizado - Foram 105 novos casos na Capital, que também confirmou nova morte. Além de Campo Grande, há novas vítimas em Dourados (2), Anastácio, Bela Vista, Nioaque, Maracaju, Ponta Porã e Nova Alvorada do Sul.

Há 518 pacientes internados em leitos clínicos ou de terapia intensiva em todo Estado - número que já superou 640 nos piores dias, em dezembro e no início de janeiro. Apenas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Capital, a taxa de ocupantes é de 79%.

Por fim, o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) disse em live que pacientes de Rondônia podem vir para o Estado, devido a leve arrefecimento da ocupação hospitalar. "Entendemos que é um momento de solidariedade, de ajuda humanitária. Fazer com que a gente possa salvar vidas preciosas do estado de Rondônia, assim como vários estados brasileiros estão atendendo pacientes oriundos de Manaus", finalizou.

Nos siga no Google Notícias