ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Meta é que MS complete reforço com Janssen até o dia 26, diz Geraldo Resende

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende explicou que nova remessa deve chegar a partir do dia 10

Aletheya Alves e Jhefferson Gamarra | 08/12/2021 14:31
Vacina da Janssen para aplicação contra covid-19. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vacina da Janssen para aplicação contra covid-19. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Devido ao lote de vacinas da Janssen recebido nesta quarta-feira (8) em Mato Grosso do Sul não suprir a quantidade necessária para reforçar o esquema vacinal de 237.261 em todo o Estado, nova quantidade está prevista para chegar a partir do dia 10. Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a meta é que todos os sul-mato-grossenses recebam a dose de reforço até o dia 26 deste mês.

Em coletiva de imprensa para explicar sobre a distribuição das 200,2 mil doses recebidas, Resende disse que essa primeira remessa vai ser enviada para todos os 79 municípios, mas que a fronteira terá prioridade. Por isso, as secretarias de Saúde dos municípios já estão retirando as doses na Capital.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Para os 13 municípios de fronteira, tanto com Paraguai quanto com Bolívia, nós estaremos mandando a totalidade das vacinas que eles aplicaram. Isso porque nós precisamos dar velocidade ao processo de imunização e fazer o cinturão epidemiológico", disse.

Ainda sobre a prioridade aos municípios da fronteira, o secretário explicou que a estratégia é evitar que as novas variantes não cheguem ao Estado por estes caminhos. Já as outras cidades irão receber, nesta primeira distribuição, a quantidade acima de 70% do que precisam.

A continuidade e finalização da aplicação das doses de reforço em todo MS está prevista para sexta-feira (10). Geraldo Resende disse que o Ministério da Saúde confirmou que o restante das doses faltantes será enviado.

Doses da vacina estão sendo retiradas na Capital para distribuição em todo MS. (Jhefferson Gamarra)
Doses da vacina estão sendo retiradas na Capital para distribuição em todo MS. (Jhefferson Gamarra)

Distribuição de hoje - Resende relatou que cada município tem liberdade para dar início à vacinação com as doses recebidas hoje, mas que o prazo máximo para começar é no próximo sábado, que será o “Dia D”. Contando a partir do dia 11, o plano é que a vacinação total, contando com a nova remessa a ser recebida, seja finalizada em 15 dias, ou seja, no dia 26 deste mês.

Das 200,2 mil doses recebidas em MS, Campo Grande recebeu 33.240, sendo que precisava de 45.549, de acordo com Resende. À reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a distribuição das doses na Capital ainda está sendo definida.

Nos siga no Google Notícias