ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Meteorologia prevê "maior frio do século" e termômetros de MS em 0°C

Mal uma frente foi embora, outra deve chegar ao país e trazer mais baixas temperaturas

Nyelder Rodrigues | 24/07/2021 08:25
Metsul prevê frio recorde na próxima semana em vários estados, entre eles MS (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Metsul prevê frio recorde na próxima semana em vários estados, entre eles MS (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul deve enfrentar mais uma onda de frio extremo na próxima semana. Dessa vez, a expectativa é que as temperaturas sejam as mais baixas desse século - iniciado em 2001 - e alcancem até os 0°C no sul do Estado, inclusive com ocorrência de geada em alguns municípios. A previsão é da Metsul.

Conforme o instituto de meteorologia, a frente fria deve chegar ao Brasil por volta de quarta-feira (28) e permanecer estacionada sobre o centro-sul do país até pelo menos sábado (31) que vem, quando o calor deve voltar.

Vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo devem enfrentar a "friaca", além de Mato Grosso do Sul. As projeções apontam geadas ocorrendo principalmente no período final da onda de frio.

"Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia alcançar latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara", frisa a Metsul Meteorologia em nota divulgada em seu site oficial.

Em algumas regiões do Rio Grande do Sul e até do Rio de Janeiro, em grande altitudes, o instituto aponta a possibilidade inclusive de neve, com temperaturas negativas entre -10°C e -20°C. A sensação térmica no alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, pode ficar na casa dos -20ºC e -25ºC, por exemplo.

Imagem mostra projeção de massa de ar polar, em roxo, alcançando o território brasileiro na próxima semana (Foto: Reprodução/Metsul)
Imagem mostra projeção de massa de ar polar, em roxo, alcançando o território brasileiro na próxima semana (Foto: Reprodução/Metsul)

Outros institutos - Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que pertence ao Governo Federal, faz projeção mais conservadora sobre o frio na próxima semana, mas confirma a chegada de uma frente fria que começa a se formar no sul do país e chegar na noite de terça-feira (27) ao Mato Grosso do Sul.

O órgão não prevê temperaturas negativas no Estado, mas aponta para mínimas na casa dos 3°C em Aral Moreira e 4ºC em Ponta Porã, além de 5°C em Iguatemi e Eldorado - as quatro cidades fica na porção meridional sul-mato-grossense. Na Capital a previsão é que a temperatura mínima fique em torno dos 8ºC na quarta.

"Com tantos dias de antecedência é complicado termos certeza, mas, por enquanto nossa previsão é essa, é uma tendência de frio. O maior impacto da frente fria em Mato Grosso do Sul deve acontecer nos dias 28 e 29 de julho", explica a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, sobre a projeção do meteorológica.

Nos siga no Google Notícias