ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministério repassa R$ 8,6 milhões para cidades de MS afetadas por incêndios

Recursos serão usados para abastecer veículos, aeronaves e helicópteros envolvidos nas ações de combate

Adriel Mattos | 23/08/2021 14:49
Queimadas se espalharam pelo Estado, principalmente, na região oeste, como em Corumbá. (Foto: Divulgação/PMC)
Queimadas se espalharam pelo Estado, principalmente, na região oeste, como em Corumbá. (Foto: Divulgação/PMC)

O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) vai repassar R$ 8,6 milhões para reforçar o combate a incêndios florestais em Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. Os recursos serão suficientes para ampliar as ações por, pelo menos, 90 dias (cerca de três meses).

O repasse deverá ser empregado na compra de combustível para viaturas, barcos, aeronaves e equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. Serão 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros.

Além disso, os recursos também serão usados na alimentação e hospedagem de 150 bombeiros militares envolvidos na operação de combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul, além de contratação de aeronaves que darão apoio ao trabalho e locação de veículos para transporte de pessoal.

“Recebemos orientação do presidente Jair Bolsonaro de priorizar as ações de combate a incêndios florestais em toda a região Centro-Oeste. Esses recursos que estamos liberando hoje, vão possibilitar uma atuação mais forte no Mato Grosso do Sul pelos próximos três meses, de maneira a diminuir os danos ambientais e materiais decorrentes dessas queimadas”, declarou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Queimadas - O tempo seco tem provocado cada vez mais queimadas nas últimas semanas, em Mato Grosso do Sul. Mais uma vez, a situação mais crítica é na região do Pantanal.

O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) reforçou as equipes na região do Carandazal, Pantanal do Nabileque, entre Corumbá e Porto Murtinho, com apoio de mais militares, de aeronaves e das propriedades rurais.

Somente no domingo (22), foram realizadas cinco operações de combate às chamas, algumas fora do bioma pantaneiro – em Bela Vista, Água Clara e na RPPN Cisalpina (de responsabilidade da CESP), situada em Brasilândia, região Leste do Estado. No Paraguai-Mirim, ao Norte de Corumbá, um grande incêndio foi controlado e uma equipe de bombeiros permanece na área fazendo trabalho de rescaldo e monitoramento. O Exército apoia o combate em Bela Vista.

Nos siga no Google Notícias