ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS cria Centro de Operações de Emergência para enfrentar varíola dos macacos

Mato Grosso do Sul já tem 12 casos confirmados pela doença

Izabela Cavalcanti | 17/08/2022 08:10
Teste sanguíneo para identificar a varíola dos macacos (Foto: Shutterstock)
Teste sanguíneo para identificar a varíola dos macacos (Foto: Shutterstock)

A Secretaria Estadual de Saúde criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (17).

O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual, atuando em conjunto com o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul); Fiocruz/MS (Instituto Oswaldo Cruz); Anvisa/MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Também fazem parte da ação a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena).

Ao Campo Grande News, o secretário municipal de Saúde, José Mauro, já havia informado que a Capital criou o Comitê de Operações Emergenciais Sanitárias, mas precisava da formalização.

“Vamos discutir hospitais de referência, plano de contingenciamento, tratamento, equipes. Tudo isso já foi elaborado, já temos a fase final de validação. Agora, existe a necessidade de apresentação ao Conselho Municipal de Saúde, aos órgãos reguladores, para que a gente possa ter isso formalizado”, destaca.

Desde maio deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 49 casos suspeitos de varíola dos macacos. Deste total, 24 estão em investigação, 13 foram descartados e 12 foram confirmados.

Nos siga no Google Notícias