ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS deve habilitar mais 95 leitos para tratamento de pacientes com covid-19

A implementação dos novos leitos foi pactuada nesta quinta-feira (27), em Brasília

Por Adriano Fernandes | 27/01/2022 21:16
Paciente sendo tratando na UTI de hospital na Capital. (Foto: Kísie Ainoã)
Paciente sendo tratando na UTI de hospital na Capital. (Foto: Kísie Ainoã)

Mato Grosso do Sul deve receber recursos federais para habilitar mais 95 leitos de tratamento de pacientes com covid-19. A implementação dos novos leitos foi pactuada nesta quinta-feira (27), em reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) realizada em Brasília.

Durante o encontro também foi decidido o reajuste dos valores repassados para o custeio dos leitos já existentes e dos novos que serão habilitados.  “Muitos moradores ainda não completaram o ciclo vacinal e com o agravamento da doença, acabam necessitando dos leitos hospitalares. Os serviços estão sobrecarregados e os nossos profissionais também estão doentes. O financiamento é fundamental agora, pois os municípios não dispõem de recursos para atender todas essas demandas”, comenta o presidente do conselho, Rogério Leite.

A incorporação de 95 novos leitos para Mato Grosso do Sul é um pleito antigo do Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS) e do Governo do Estado. A maneira como os leitos serão distribuídos e o prazo para implementação, ainda não foram divulgados. “Vamos conversar com o Governo do Estado sobre a rede hospitalar, sobre os leitos de pediatria e CTI pediátrico, e o co-financiamento do Estado e Municípios”, conclui Rogério.

Nos siga no Google Notícias