ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS espera Ministério enviar 237 mil vacinas para aplicar 2ª dose da Janssen

Quem tomou Janssen receberá também 3ª dose, preferencialmente, da Pfizer

Caroline Maldonado | 17/11/2021 09:11
Aplicação de dose da vacina contra covid-19, na Capital. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Aplicação de dose da vacina contra covid-19, na Capital. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Até então considerada dose única, a vacina contra a covid-19 Janssen terá segunda dose, conforme resolução publicada hoje (17), pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). As 237 mil pessoas que receberam esse imunizante em Mato Grosso do Sul tomarão a segunda dose do mesmo tipo.

A resolução com os detalhes sobre a aplicação veio um dia após anúncio do Ministério da Saúde sobre a terceira dose para quem tem mais de 18 anos. Em coletiva à imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explicou sobre a Janssen quando questionado pelos jornalistas.

Depois de tomar a segunda dose da Janssen, haverá uma terceira dose de outro tipo, conforme o ministro. A resolução da SES determina que após completados quatro meses da aplicação da segunda dose, deverá ser administrada a dose de reforço, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro, que é a Pfizer.

O ministro explicou que a terceira dose de tipo diferente será para todos e faz parte da estratégia de imunização, que tem base em estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford. “É preferencial que a dose de reforço seja com vacina diferente. É o que chamamos de vacinação heteróloga. Essa decisão é apoiada na ciência”, pontuou Queiroga.

Espera - A SES aguarda apenas uma resposta do Ministério da Saúde e as doses para iniciar a aplicação no Estado, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

“Estamos cobrando. Já encaminhamos ofício e estamos aguardando o Ministério se manifestar através da doutora Rosana Leite. Precisamos de 237 mil doses, porque com o estudo na fronteira, aplicamos 90 mil e o restante foi para os 76 municípios que não são de fronteira. Somente Campo Grande precisa de 45 mil doses”, detalhou Resende.

3ª dose de adultos - A dose de reforço para todos os indivíduos de 18 a 59 anos será em ordem decrescente de idade, iniciando pelos que tenham 59 anos e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos.

A dose deverá ser administrada quatro meses após a última dose, independente do imunizante aplicado. O município que concluir a vacinação de uma determinada faixa etária deverá dar início imediatamente a faixa etária subsequente até o limite de 18 anos de idade.

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro, que é a Pfizer ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, que são a Janssen ou AstraZeneca.

Nos siga no Google Notícias